Por Luana Silva
A Pró-Reitoria de Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitários (PREX) da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) desenvolve um projeto em apoio ao Mês do Orgulho LGBTQIAPN+. Com o objetivo de promover a conscientização, a luta pelos direitos civis e da igualdade, o Serviço de Psicologia promove uma mesa redonda no dia 30 de junho, às 14h, através do Google Meet.
O evento contará com certificação para os participantes e as INSCRIÇÕES estão abertas.
O Mês do Orgulho LGBTQIAPN+ é uma ocasião importante que representa a luta pela igualdade, o respeito e os direitos dessa comunidade. O projeto promovido pela PREX é uma forma de exercer a cidadania, lutar pelos direitos e resistir contra a discriminação. Busca-se proporcionar um espaço seguro para pessoas que, muitas vezes, se encontram à margem da sociedade.
Os organizadores do projeto são a psicóloga Mariane Siqueira, profissional do Serviço de Psicologia da PREX-UESPI, João Nunes, graduando de Psicologia na UESPI e estagiário do Serviço de Psicologia, e José Alves, graduando de Psicologia na UESPI e colaborador do Centro Acadêmico 6 de outubro. O evento também terá a participação de Ayan Gomes, psicólogue, egresso da Universidade Estadual do Piauí.
João Nunes destaca a importância de abordar e ressaltar a temática no interior da universidade. “É muito importante que as pessoas na universidade aprendam a importância de respeitar e de combater a violência com a população LGBT para que não reproduzam isso com quem convive e, principalmente, que não reproduza isso lá fora, visto que os índices e as estatísticas de violência já são altíssimas”, afirma.
No contexto do projeto, o organizador João Nunes também destaca a importância de sediar um evento como esse durante a semana do Dia Internacional do Orgulho LGBT. “Ter um evento como esse na Semana que tem o Dia Internacional do orgulho do LGBT é fundamental para mostrar que a UESPI está de portas abertas para acolher quem está sofrendo algum tipo de preconceito ou que tenha algum tipo de vontade de aprender como acolher essa população”. João enfatiza o compromisso da instituição em proporcionar um ambiente inclusivo e receptivo, onde pessoas que enfrentam discriminação possam encontrar apoio e aprender sobre formas de acolhimento para a comunidade LGBT.
A iniciativa da PREX em promover a mesa redonda no Mês do Orgulho LGBTQIAPN+ é uma importante iniciativa para a conscientização e promoção da igualdade na universidade. Ao dar voz aos profissionais, estudantes e egressos, o evento busca criar um espaço seguro e inclusivo para discutir os desafios enfrentados pela população LGBTQIAPN+ e sensibilizar a comunidade acadêmica sobre a importância de garantir um ambiente respeitoso e acolhedor para todos.