UESPI

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ

Notícias

O Programa

PROJETO PPGL

 

Histórico

O Programa de Pós-Graduação em Letras – PPGL foi criado em 2010, depois de submissão e aprovação de projeto junto à Capes. Portanto, um programa de mestrado novo e com disposição para desenvolver-se e firmar-se dentro do universo da pesquisa acadêmica em literatura e em linguística no Brasil. O programa é vinculado ao Centro de Ciências Humanas e Letras da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), regulamentado pela Resolução n.º 024/2010, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão – CEPEX – pautado por regimento próprio e pelos dispositivos do Estatuto e do Regimento Geral da Universidade Estadual do Piauí.

O campus onde está instalado o programa de mestrado fica em Teresina, a capital do Estado do Piauí, cidade com uma população de cerca de 900 mil habitantes, que se destaca como um centro de prestação de serviços, sobretudo, nas áreas da saúde e da educação, para uma vasta região, localizada na intersecção do Nordeste com o Norte e o Centro-Oeste do país, atraindo uma grande quantidade de pessoas oriundas de outros Estados, que buscam, na capital piauiense, oportunidade de formação acadêmica, tanto no nível superior, quanto no nível de pós-graduação. O mestrado vislumbra não apenas um público local, egresso dos cursos de graduação em Letras das duas universidades públicas (UESPI e UFPI) e de faculdades privadas, mas também um público da circunvizinhança, oriundo de diversas graduações em Letras, de cidades do Maranhão, Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Norte, entre outros municípios vizinhos do Estado do Piauí. Esse público poderá ser cada vez mais ampliado, à medida em que o Mestrado em Letras da UESPI for se consolidando, através do seu conceito na CAPES, o que, certamente, também contribuirá para que alcance elevado prestígio social em âmbito regional.

O programa é mantido por professores da área de Letras, com 13 (treze) professores credenciados como docentes permanentes. As atividades do Programa de Pós-Graduação em Letras  estão voltadas para a qualificação de docentes, pesquisadores e demais profissionais da Área de Letras bem como de outras áreas afins, na perspectiva de um compromisso contemporâneo de geração e disseminação do saber em caráter transdisciplinar da pesquisa e do ensino desenvolvidos pelo Programa, cujas áreas de concentração intitulam-se Literatura, Memória e Cultura; e Linguagem e cultura.

 

Objetivos

  • Preparar o profissional de Letras para o ensino da Literatura e Linguística em qualquer nível, em especial no Ensino Médio e Fundamental.
  • Promover a pesquisa sobre literatura, contribuindo para o incremento da produção científica nessa área do conhecimento.
  • Propiciar o espaço acadêmico que atenda em âmbito local e regional as demandas de produção, intercâmbio e difusão das características e singularidades da cultura piauiense.
  • Estabelecer diálogos entre estudos literários/linguísticos e suas interfaces com outras áreas do saber.

 

Estrutura Curricular

O Currículo do Programa de Pós-Graduação em Letras  da UESPI é constituído de 34 créditos, dos quais 24 (vinte e quatro) correspondem a créditos em disciplinas, e 10 (dez) em créditos relativos à elaboração da dissertação. A estrutura curricular é composta de 02 (dois) núcleos de disciplinas: Obrigatórias e Eletivas. As Disciplinas Obrigatórias visam oferecer, para as Áreas de Concentração, as bases teóricas da produção do conhecimento necessárias à formação do docente e pesquisador na Área de Letras, compreendendo um total de 08 (oito) créditos. As Disciplinas Eletivas visam oferecer oportunidades de aprofundamento de temáticas vinculadas às áreas de pesquisa dos professores e ao interesse dos alunos quanto ao desenvolvimento de seu projeto de dissertação, perfazendo um total de 16 (dezesseis) créditos. O aluno poderá também cursar disciplinas eletivas em outros Programas de Pós-Graduação de outra IES desde que o total de créditos das disciplinas cursadas não ultrapasse o limite de 08 créditos.

A estrutura administrativa e organizacional do Mestrado Acadêmico em Letras é composta dos seguintes órgãos:

  • Colegiado de Curso;
  • Coordenação de Curso;
  • Subcoordenação de Curso;
  • Secretaria Administrativo-Acadêmica de Curso;
  • Laboratório de informática.

 

Perfil do profissional a ser formado

O  em Letras da Universidade Estadual do Piauí visa formar o profissional capaz de atuar na área de Letras, com as seguintes capacidades:

  • Exercer com competência as atividades inerentes à docência.
  • Contribuir na elaboração de políticas públicas de fomento ao ensino e à pesquisa nas áreas de literatura e linguística, em todos os níveis de educação.

 

Disciplinas e Carga horária

DISCIPLINASCARGA HORÁRIA
PERSPECTIVAS CRÍTICAS E CULTURAIS DA LITERATURA (OBRIGATÓRIA)60H
METODOLOGIA DA PESQUISA EM LITERATURA (OBRIGATÓRIA)60H
LITERATURA E MEMÓRIA60H
LITERATURA E QUESTÕES DE GÊNERO60H
FICÇÃO E HISTÓRIA60H
LITERATURA AFRO-BRASILEIRA E IDENTIDADES60H
LITERATURA E QUESTÕES HISTORIOGRÁFICAS60H
TÓPICOS DE ESTUDOS CULTURAIS60H
TÓPICOS DE LITERATURA PIAUIENSE60H
SEMIÓTICA DA CULTURA60H
LITERATURA E FORMAÇÃO DE LEITORES60H
PRODUÇÃO CULTURAL PARA CRIANÇAS E JOVENS60H
LITERATURA E ESTUDOS COMPARADOS60H
SEMINÁRIO DE LITERATURA60H
LINGUÍSTICA: perspectivas teóricas (OBRIGATÓRIA)60H
Metodologia da Pesquisa em Linguística (OBRIGATÓRIA)60H
LETRAMENTOS E PRÁTICAS MULTIMODAIS60H
LINGUÍSTICA DE TEXTO60H
TEORIAS DE GÊNEROS TEXTUAIS60H
VARIAÇÃO FONOLÓGICA DO PORTUGUÊS BRASILEIRO60H
TEORIAS DE AQUISIÇÃO E ENSINO60H
SINTAXE FUNCIONAL60H
TÓPICOS AVANÇADOS EM ESTUDOS DO TEXTO60H
TÓPICOS AVANÇADOS EM FONOLOGIA60H
TÓPICOS AVANÇADOS EM LETRAMENTOS60H
TÓPICOS AVANÇADOS EM SINTAXE FUNCIONAL60H