UESPI

Brasao_da_UESPI.512x512-SEMFUNDO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ

Governo-do-Piauí-2023_300X129

Discente de Enfermagem da UESPI é aprovada para curso do INCA, referência nacional em pesquisa oncológica

Por Jésila Fontinele

A Universidade Estadual do Piauí (UESPI), tem se destacado em diversos aspectos, especialmente na qualidade do ensino, que segue em evidência por meio dos resultados e conquistas de discentes, docentes e pesquisadores da instituição, avanços que ultrapassam os limites do estado piauiense e refletem em reconhecimentos de nível nacional.

A aluna Rafaela Tavares, discente do 7º período do curso de Enfermagem da UESPI, foi uma das 40 selecionadas entre 500 candidatos de todo Brasil, para o XVI Curso de Verão do Instituto Nacional do Câncer (INCA), no Rio de Janeiro, um dos principais programas nacionais de formação em pesquisa oncológica, vinculado ao Ministério da Saúde. O programa tem como base compartilhar conhecimentos científicos acumulados na instituição, de forma teórica e prática, com uma abordagem interdisciplinar. Além disso, apresenta aos participantes as linhas de pesquisa desenvolvidas pelo INCA, além de uma imersão no ambiente científico que aproxima os estudantes da realidade da pesquisa em oncologia.

Rafaela Tavares – Estudante de Enfermagem

Os resultados da aluna Rafaela reforça a importância da participação dos discentes na pesquisa dentro da instituição, como um alicerce na qual constroem uma base para a jornada profissional. Dessa forma, as atividades extracurriculares foram fundamentais para que ela fosse selecionada para um dos cursos mais importantes do país na área da oncologia.

Em suas palavras, Rafaela descreve momento com o sentimento de gratidão e realização. “Recebi a notícia como o reconhecimento de um percurso construído com dedicação e constância, e essa seleção demonstra que o esforço e a persistência realmente fazem diferença na trajetória acadêmica. Também senti um profundo senso de responsabilidade por representar minha universidade e o estado do Piauí em uma instituição de excelência e referência nacional em pesquisa oncológica”, frisou.

A trajetória até sua aprovação no curso teve início com seu interesse pela oncologia , área dedicada ao estudo dos tumores, prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer. Motivada pelo desejo de contribuir com soluções inovadoras com impacto positivo na vida das pessoas, a estudante se dedicou aos estudos, produziu artigos sobre o tema e apresentou em eventos científicos. ” Destaco especialmente o papel da análise de dados em câncer, meu interesse de atuação, como ferramenta fundamental para subsidiar decisões em saúde e planejar intervenções mais eficazes e estratégicas, unindo ciência, evidência e impacto social’, disse Rafaela.

Para a professora Thatiana Maranhão, orientadora da estudante no PIBEU e PIBIC, a conquista representa um passo notável em sua trajetória acadêmica, já que o INCA é uma das instituições mais prestigiadas em ensino e pesquisa no pais, na área de oncologia. “Ser selecionada entre centenas de candidatos demonstra não apenas o mérito da estudante, mas também o amadurecimento científico que ela vem desenvolvendo ao longo da graduação. Essa vivência certamente ampliará sua compreensão sobre metodologias de pesquisa, análise de dados e pensamento crítico, fortalecendo sua base para futuras atuações em investigação científica e pós-graduação”, descreveu.

Além disso a professora frisou sobre o impacto para o curso de enfermagem da Uespi, pois o resultado reforça o potencial dos discentes nos programas promovidos pela instituição. “O fato da Rafaela ter sido a única selecionada do estado do Piauí, entre candidatos provenientes de diversos cursos da área da saúde e ciências biológicas, evidencia não apenas sua dedicação e competência, mas também a qualidade da formação que o curso de Enfermagem da UESPI vem oferecendo. Sua presença no Curso de Verão do INCA projeta positivamente a imagem da universidade e do nosso curso, mostrando que nossos alunos estão preparados para protagonizar espaços de alta exigência científica e tecnológica”.

A aluna Rafaela Tavares representa a importância da pesquisa e o protagonismo dos estudantes que buscam promover mudanças sociais através da educação. Seu desempenho reflete o impacto e o compromisso da instituição, além da a evolução constante da universidade, sua trajetória contribui para fortalecer a imagem dos profissionais formados no Piauí, que têm conquistado espaço e reconhecimento dentro e fora do estado.