Pelos Caminhos da Biblioteconomia: Celebrando 21 Anos de História na UESPI

Por Clara Monte

Em comemoração aos 21 anos do curso de Biblioteconomia da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), sua comunidade acadêmica promove no dia 24 de outubro o evento “Pelos caminhos de formação”. A oportunidade acontecerá na Biblioteca Cromwell de Carvalho.

Conforme mencionado pela Coordenadora do curso, Professora Débora Araújo, a celebração dos 21 anos de existência do Curso de Bacharelado em Biblioteconomia da UESPI é significativa, pois é o único curso desse tipo oferecido em universidade no estado do Piauí. Ela detalha que o evento terá a colaboração da Associação dos Bibliotecários do Piauí – ABEPI e contará com a participação de discentes, ex-discentes e docentes que integram o corpo acadêmico da UESPI.

“Convidamos também toda a comunidade que queira conhecer um pouco do percurso histórico do curso e desenvolvimento profissional dos autores presentes. Essa celebração acontecerá no período em que é comemorado em solo nacional, a Semana do Livro e da Biblioteca, das 8h às 21h, sendo sediado na Biblioteca Pública Desembargador Cromwell de Carvalho e, para tanto, planejamos e iremos executar um composto diversificado de atividades”.

Mirleno Lívio Monteiro de Jesus, professor colaborador do evento, afirma que o curso de Biblioteconomia vem cumprindo a missão de formar protagonistas para atuarem no universo dos diversos tipos de bibliotecas, centros de documentação, agências de informação, editoras e tantos outros espaços de produção, circulação e mediação de informações. De acordo com ele, acontecerão conferências, palestras, mesas-redondas, exposição, mostra de TCCs defendidos no curso e, também, acontecerá a primeira edição do Encontro de Egressos do Curso de Biblioteconomia da UESPI.

“O evento é aberto para toda a comunidade uespiana, toda a classe profissional de bibliotecários, estudantes de Biblioteconomia e, também, à comunidade externa. Por tratar-se de um momento de celebração, nosso desejo é compartilhar, com toda a sociedade piauiense, a nossa alegria e o nosso contentamento de existirmos há 21 anos, formando cidadãos protagonistas para a construção de um país mais consciente acerca da importância da informação como dispositivo de desenvolvimento social, econômico, político, cultural e educacional”.

Para mais informações acesse.

Confira a programação: