Pedagogia Piripiri: curso realiza Projeto de Extensão sobre Ludopedagogia na Escola

Por Anny Santos

Através da Pró-Reitoria de Extensão Assuntos Estudantis e Comunitários (PREX), o curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), campus Prof. Antônio Geovanne Alves de Sousa em Piripiri, realiza o Projeto de Extensão “Ludopedagogia na Escola: (re) criando tempos e espaços de encantamento no processo ensino e aprendizagem”.

A atividade tem o intuito de promover oficinas de confecção de recursos pedagógicos lúdicos para a Educação Infantil.

A iniciativa parte da necessidade de ampliar as discussões a ludicidade no espaço escolar enquanto recurso pedagógico, buscando compreender como os professores podem adotar suas práticas pedagógicas mediadas pela Ludopedagogia. Em andamento desde o segundo semestre de 2021, o curso é destinado à acadêmicos do curso de Pedagogia e professores da Educação Básica.

Sob Coordenação das professoras Zilda Tizziana Santos Araújo e Francisca Maria da Cunha de Sousa, o projeto amplia a compreensão sobre a potencialidade do lúdico no processo de ensino e aprendizagem e, com isso, contribui para a ressignificação da ação docente na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, bem como enriquece o processo de formação inicial de estudantes do Curso de Pedagogia.

Segundo a Profa. Francisca Cunha, além de promover oficinas de confecção de recursos pedagógicos lúdicos para a Educação Infantil, o projeto visa dialogar sobre os aspectos teóricos e metodológicos da Ludopedagogia a partir dos estudos de Piaget, Vygotsky, Wallon, Huizinga, Winnicott e Kishimoto e refletir sobre a intencionalidade pedagógica do brincar estruturado.

“Essa ação extensionista do Curso de Pedagogia da UESPI de Piripiri se constitui de extrema relevância, pois possibilita a promoção de oficinas para confecção de recursos pedagógicos lúdicos para a Educação Infantil, contribuindo com a promoção de uma educação de qualidade e com uso de atividades lúdicas que os alunos amam. O curso por acontecer no formato virtual conta com a participação de cursistas de várias cidades do Estado do Piauí, além contar com a participação dos professores da Educação Básica de Piripiri e dos alunos do curso de Pedagogia”, destaca a professora e Coordenadora.

Com encontros semanais a programação contempla temáticas relacionadas o lúdico, inventivo e criativo, além de conhecer o suporte teórico do tema e como isso pode ser aplicado em sala, através de Rodas de Conversa e oficinas temáticas síncronas realizadas no Google Meet (ambiente virtual utilizado para reuniões e conferências para até 100 pessoas).

Totalizando VIII Módulos, a atual turma encontra-se no penúltimo (Módulo VII) com oficina de Jogos sensoriais, motores e simbólicos: estratégias para a estimulação na Educação Infantil.