UESPI

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ

Parte II da série “A Educação que transforma”: Alunos que sonham, realizam e conquistam objetivos

Em todos os períodos, a Universidade contempla através do Sistema De Seleção Unificada (SISU), o ingresso de novos alunos que chegam do Ensino Médio sempre com sonhos, motivações e objetivos a serem cumpridos. São jovens que possuem origens diferentes, histórias diversas, mas que tem em comum um ponto muito importante: a esperança que seu curso gere frutos positivos na construção de uma futura carreira profissional.

Maria Eduarda, estudante do 1º período do curso de Letras Português, conta que a escolha por essa área já era desejada por ela há algum tempo e que recebeu um feedback muito positivo sobre os professores da Universidade com relação ao Ensino, fator que a motivou mais ainda a ingressar na Instituição. “Devido a formação, os professores e a grade curricular, acredito que a Educação oferecida aqui através do meu curso pode sim levar a construir frutos que podem me levar a crescer tanto profissionalmente, como pessoalmente. Também acredito que tudo isso vai me ajudar a crescer bastante no mercado de trabalho em todas as áreas que envolvam a natureza das letras”, comenta.

Camille Paranhos, estudante do 3º Bloco do curso de Jornalismo, conta que sempre achou muito importante a função desse profissional de comunicação, em especial, os jornalistas da área esportiva, que ela admira. Paranhos acredita que a Educação da UESPI irá ajudá-la na realização do seus sonhos e afirma que é uma grande oportunidade de aprendizado.

“Quando chegamos ao mercado de trabalho, ninguém vai ter tempo para ensinar o que vai ser feito. Aqui na Universidade,  podemos errar e crescer e vejo que esses ensinamentos podem nos tornar mais preparados para o mercado, que é um lugar muito competitivo e se você chega lá e não sabe o que fazer, acaba perdendo espaço”, descreve a aluna.

Paranhos já o nome que ela quer levar para as redações da mídia

 

A UESPI não está presente apenas em Teresina ou no Piauí. Dentre os milhares de alunos que instituição já formou, muitos conseguiram realizar seus sonhos e crescer , tendo a Universidade como porta de entrada e motivadora para suas conquistas. Eles conseguem, através do ensino aplicado durante anos, crescer profissionalmente e ainda elevar o nome da UESPI.

Um desses exemplos é a egressa do curso de Química, Rayla Magalhães. Ela comenta que, atualmente está no mestrado, que se encerra em fevereiro e já no mês de março inicia o seu doutourado, ambos na PUC Rio. Ela acredita que a oportunidade de aprender é decisiva na vida de uma pessoa, sendo capaz de transformar vidas, mudar realidades e que faz renascer um novo mundo.

“O meu sonho sempre foi entrar em uma Universidade e fazer aquilo que eu sempre desejei –  ser Cientista. A UESPI foi a porta de entrada para a realização do meu maior sonho, principalmente, com o corpo docente extremamente qualificado. Foi lá que eu consegui entrar em um grupo de pesquisa excelente, Coordenado pelo Prof. Dr. Francisco das Chagas, onde eu consegui desenvolver inúmeras pesquisas e também publicar artigos em revistas nacionais e internacionais”, falou a cientista.