Parfor UESPI participa do II Encontro Norte e Nordeste do PARFOR

Por Clara Monte

A Universidade Estadual do Piauí (UESPI) participou do II Encontro Norte e Nordeste do PARFOR (II ENNEPARFOR) e o II Encontro sobre Formação de Professores/as em Exercício na Educação Básica PARFOR/UFPI (II ENFORUFPI).

II Encontro Norte e Nordeste do PARFOR

O evento teve como objetivo articular, refletir e propor ações entre os integrantes do Programa das regiões Norte e Nordeste. Seus objetivos incluíram: fomentar o debate sobre o compromisso da CAPES com a redução das assimetrias regionais na formação de professores; promover a socialização de experiências e reflexões sobre a formação inicial de professores em exercício na educação básica nas regiões Norte e Nordeste; refletir sobre os resultados alcançados com o PARFOR e seus efeitos; e discutir alternativas para a formação de professores em exercício através do PARFOR, visando fortalecer o Programa.

A Professora Dra. Raquel de Oliveira Faria Lopes, coordenadora adjunta do Parfor UESPI e representante da UESPI no evento, participou presencialmente do encontro realizado em Belém, onde apresentou trabalhos e projetos do Parfor. A professora relatou  que os debates foram sobre questões quanto à atuação do Parfor nos diferentes estados brasileiros, abordou as dificuldades e similaridades entre os estados, os desafios enfrentados na formação de professores, as particularidades de cada estado e o futuro do Parfor junto à CAPES.

Professora Dra. Raquel de Oliveira Faria Lopes, coordenadora adjunta do Parfor UESPI e Marcia Serra Ferreira – DIRETORA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

“O Parfor oferece cursos de licenciatura há 14 anos na UESPI, incluindo Teologia, História, Português, Pedagogia e Matemática. Agora, o programa está vivendo um novo momento. No ano passado, foi lançado um edital inovador chamado Parfor Equidade, que busca introduzir novos cursos em todo o Brasil. Na UESPI, implementamos o curso de Educação Especial Inclusiva, que não existia no regime regular, mas agora faz parte do Parfor. No evento, representei tanto o Parfor tradicional, chamado Parfor Vanguarda, quanto o novo Parfor Equidade.”

Além disso, aqueles que não puderam estar presencialmente tiveram a oportunidade de apresentarem seus projetos online, como foi o caso dos professores de Geografia, Carlos Jardel e Francisca Lima. Na ocasião, eles apresentaram um trabalho sobre a importância da aula de campo como recurso metodológico no ensino de Climatologia.

De acordo com Carlos Jardel, professor da disciplina de Climatologia, a participação em um evento regional é importante para a troca de experiências e integração entre cursistas, professores e gestão do Parfor do Norte e Nordeste.

“Esse evento nos possibilitou apresentar nossas ações e mostrar a dedicação da turma de Geografia ofertada pelo Parfor UESPI, no Polo Morro Cabeça no Tempo. Fico feliz em representar os cursistas que se dedicaram muito à disciplina de Climatologia. Espero que a relação entre teoria e prática tenha promovido uma aprendizagem significativa para cada um dos nossos alunos.”

Turma da disciplina de Climatologia em campo