Assinada Ordem de serviço para Construção da Biblioteca do Campus Poeta Torquato Neto

Por Giovana Andrade e Clara Monte

Na manhã desta segunda (21), o Reitor da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Dr. Evandro Alberto, juntamente com o representante da empresa Antech, Valdecir Lutz, realizaram a assinatura da ordem de serviço do canteiro de obras da biblioteca central do campus Poeta Torquato Neto, em Teresina.

Reitor Dr. Evandro Alberto de Sousa e Representante da Antech, Valdecir Lutz.

A cerimônia contou com a presença dos membros da Administração Superior, bem como técnicos, colaboradores e Diretores de Centro e representantes da empresa Antech.

Essa iniciativa reflete o empenho da atual Adm. Superior que, por meio de diálogos com o Governo do Estado, está dando início a uma das obras mais importantes para a Universidade e toda a sua comunidade. Os recursos são do Tesouro Estadual na ordem de 1.502,100,00 (Hum milhão, quinhentos e dois mil e cem reais).

Na oportunidade, o Reitor da UESPI, Dr. Evandro Alberto, expressou agradecimento pela presença distinta de todos os presentes momento e destacou a importância do apoio da comunidade quando se busca materializar uma conquista em prol da instituição. Além disso, mostrou-se contente pela concretização gradual de um anseio que perdurou uma década de luta: a materialização da biblioteca central tão almejada por todos que fazem parte da instituição, em particular o campus Torquato Neto.

“Essa empreitada será conduzida com muito acompanhamento, conscientes da extensa responsabilidade atribuída à empresa. Dessa forma, almejamos empreender uma realização que perdure para sempre em nosso ambiente universitário. Reconhecemos esse espaço como um aprimoramento educacional da nossa comunidade. Portanto, comprometemo-nos a equipar toda a biblioteca com o conhecimento de qualidade que prezamos em nossa instituição”.

Assinatura da Ordem de Serviço.

O Vice-Reitor, Dr. Jesus Abreu, explica que a nova biblioteca da UESPI representa o acontecimento mais significativo recente para a universidade, na qual os alunos de todas as áreas, cursos e disciplinas convergem para buscar conhecimento. “Aqui, na biblioteca central, jorra uma água pura e cristalina para aqueles que desejam beber da fonte do conhecimento”.

A biblioteca do campus Poeta Torquato Neto assume um papel fundamental na experiência de aprendizagem na UESPI, sendo uma fonte indispensável de conhecimento e pesquisa para os alunos e o corpo docente. A Profa. Conceição Bezerra, Diretora da Biblioteca Central da UESP, enfatiza que a integração da biblioteca está ocorrendo de maneira fluida dado os esforços empenhados nessa direção. Ela também recorda o recente acréscimo de materiais bibliográficos investidos para enriquecer o acervo do espaço.

“Nossas perspectivas são altamente positivas, visto os investimentos que estão melhorando a qualidade de obras que vamos oferecer para os doscentes. O presente projeto está agora tomando forma, concretizando-se como uma realidade palpável. Estamos otimistas em relação ao impacto que alcançaremos junto à comunidade acadêmica, e aguardamos, com entusiasmo, todos aqueles que desejam se unir a nós nessa emocionante nova fase da universidade.”

Assinatura da Ordem de Serviço.

Com o objetivo de garantir a acessibilidade no novo espaço, Susy Clara, chefe de aquisição de arquitetura da UESPI, compartilhou informações mais abrangentes sobre o projeto de estruturação da biblioteca. Ela afirmou que se trata de um prédio com andar, porém, acessível por meio de um elevador projetado para assegurar que todos os membros da comunidade possam usufruir plenamente da parte superior.

“O acervo completo de livros e obras estará localizado no térreo da biblioteca, visando simplificar o acesso. Já na parte superior, acomodará as atividades administrativas, mas, caso haja a necessidade, o espaço estará equipado com um elevador, fornecendo suporte completo. Além disso, temos planos para a construção de salas de leitura adicionais entre esses setores, ampliando ainda mais o ambiente destinado à leitura”, finaliza