OCLIPI: Dizeres e Saberes do Nosso Povo – Segunda Etapa

Por Jésila Fontinele

A Olimpíada Científica de Língua Portuguesa (OCLIPI) “Dizeres e Saberes do Nosso Povo” é um projeto da Secretaria de Estado da Educação do Piauí – SEDUC-PI. O projeto é voltado para incentivar a pesquisa científica no ensino da Língua Portuguesa, com o objetivo de promover o letramento científico tanto dos professores quanto dos estudantes. O projeto avança para a segunda etapa, na qual os professores desenvolvem, em conjunto com os estudantes, pesquisas projetadas durante o curso.

Cartilha: Dizeres e Saberes do Nosso Povo

A primeira etapa do projeto iniciou com um curso de formação para professores, ofertado como atividade de extensão pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI), na qual realizaram um curso de 60 horas de carga horária, com trabalhos, leituras de textos e avaliação de projetos. Na segunda etapa, em que se encontra atualmente, os participantes, um professor e quatro alunos, vão receber a cartilha “Dizeres e Saberes do Nosso Povo”, para realizar as atividades de pesquisa. A cartilha tem como objetivo preencher lacunas na exploração científica da Língua Portuguesa, uma área que, segundo a coordenadora do projeto, Profa. Dra. Shirlei Alves, é pouco ou quase nunca abordada na Educação Básica. “A gênese desse projeto está em nosso ‘incômodo’ com o fato de, no ensino de Língua Portuguesa, a pesquisa ser pouco ou quase nunca explorada, como se faz, por exemplo, nas ciências da natureza”, explica a professora.

Ela também destaca a necessidade de desconstruir a imagem do cientista como alguém associado apenas a áreas como Química e Física. A proposta do projeto é tornar o ensino de Língua Portuguesa mais produtivo, com uma aprendizagem protagonizada pelos próprios estudantes. “Assim, ao iniciarmos os estudantes na pesquisa científica em Língua Portuguesa, visamos desconstruir a imagem do cientista associada apenas à Química, Física e outras áreas, e também tornar o ensino mais produtivo, com uma aprendizagem protagonizada pelos estudantes”, acrescenta.

A cartilha foi elaborada de maneira a tornar o processo de pesquisa acessível e envolvente, com uma abordagem descontraída, recheada de ilustrações. A ideia é que a pesquisa se torne uma prática comum em sala de aula na Língua Portuguesa. “Na cartilha, aborda-se o percurso da pesquisa científica de modo mais simples, de forma a ser compreendido pelos estudantes. O objetivo é fazê-los entender as diretrizes e procedimentos que regem a pesquisa e a ciência, para que, devidamente orientados pelos professores, possam se envolver em processos investigativos no componente de Língua Portuguesa”, a Profa. Dra. Shirlei Marly ainda completou ao ressaltar sobre a homenagem feita na cartilha ao Prof. Dr. Elio Ferreira, docente da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), responsável por construir um grande legado no âmbito dos estudos culturais e literários. “Na cartilha, um dos poemas dele é o ponto de partida para os estudantes compreenderem o que desencadeia um estudo sistematizado em literatura.”

A professora Nilda Ferreira, da Escola Estadual de Integração Moderna, em São Raimundo Nonato, falou sobre a importância do projeto na qual participa, e que os alunos vão ter a oportunidade de aprender e realizar trabalhos científicos. Ela pontuou que o trabalho realizado por eles vai ser de relatos, pois o objetivo na área de Língua Portuguesa é produzir textos de forma narrativa que falem sobre as lendas da cidade de São Raimundo Nonato. “Moramos em São Raimundo Nonato, então eles farão essa pesquisa exclusivamente na nossa cidade”, explicou.

“A segunda etapa é trabalhar com os alunos. Nós começamos agora, no mês de agosto, e, no primeiro momento, fizemos uma reunião para apresentar o projeto aos alunos.  Realizamos essa primeira reunião para divulgar o projeto e, depois, uma segunda reunião para que eles entendessem o que é uma pesquisa científica”, destacou a Profa. Nilda Ferreira, sobre o processo do projeto que vai ser colocado em prática junto aos alunos, com reuniões, datas, locais de pesquisa e entrevistados em São Raimundo Nonato.

O projeto,  representa uma inovação no ensino de Língua Portuguesa, promete contribuir significativamente para o desenvolvimento de competências científicas nos estudantes, ao mesmo tempo em que amplia a compreensão e valorização da linguagem como objeto de estudo e pesquisa.