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O curso de Educação Física da UESPI promove mostra com os conteúdos trabalhados ao longo do semestre

Por Jésila Fontinele 

O curso de Educação Física da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), campus Torquato Neto, promoveu durante dois dias a Mostra em Educação Física, evento coordenado pelas professoras Patrícia Uchôa e Yúla Martins.
A atividade foi marcada por exposições interativas, nas quais os estudantes apresentaram de forma prática os conteúdos desenvolvidos ao longo do período letivo.

A programação aconteceu no Setor 21 do campus e contou com exposições de trabalhos sobre temas diversos como educação inclusiva, natação, crescimento e desenvolvimento humano, fisiologia, estágio em atividade física e saúde, ética e bioética. As salas sensoriais, desenvolvidas pelos discentes, proporcionaram ao público experiências imersivas que simularam diferentes tipos de deficiência, promovendo conscientização e acessibilidade.

O segundo período organizou duas salas temática voltada à educação inclusiva, sob a coordenação da professora Débora Cristina, que apresentou, na entrada do setor, uma prancha de comunicação alternativa interativa. O recurso tem como objetivo auxiliar na comunicação de pessoas não verbais. “É bem interessante, trouxe para a mostra como forma de apresentar aos visitantes que existem outras formas de comunicação”, destacou a professora.

A atividade contou ainda com a participação da professora Valéria, coordenadora do Grupo de Estudos em Educação Inclusiva e Deficiência (GEEIDA), e das professoras Thais e Savena, do Centro de Estimulação Sensorial do Estado, que visitaram as salas sensoriais e participaram ativamente das dinâmicas propostas pelos alunos.

As salas sensoriais foram elaboradas com o intuito de permitir que os visitantes vivenciassem experiências através de outros sentidos como o tato, audição e percepção tátil de vibrações sonoras, com materiais confeccionados pelos próprios estudantes. Os espaços foram divididos em simulações voltadas às deficiências auditiva, visual e intelectual, com objetos inclusivos pensados para demonstrar que a acessibilidade pode ser promovida com recursos simples e funcionais. “A mostra é um projeto de extensão que visa o compartilhamento dos trabalhos desenvolvidos em sala de aula. É um momento importante em que os estudantes apresentam para colegas e professores tudo o que aprenderam, promovendo integração e aprendizado mútuo”, explicou a professora Patrícia Uchôa.

O estudante Clester Alexandre destacou a importância de proporcionar experiências sensoriais para pessoas com deficiência auditiva, estimulando sentidos como o tato, a visão e a percepção de vibrações. “Temos aqui nosso próprio material para de fato proporcionar as pessoas esse experiência”. Já a aluna Thaís, destacou a importância do evento na qual os alunos conseguem repassar seus conhecimentos adquiridos em determinadas disciplinas para outros estudantes, além de aprender com as exposições de conteúdos das outras turmas. “Temos banner sobre fisiologia do exercício, natação, salas sensoriais, ou seja, temos diversas disciplinas que a gente já cursou ou está cursando, para que possamos obter mais conhecimento, além de ajudar na integração entre alunos e professores” concluiu.

Outro destaque foi a exposição de ética e bioética, com banners no formato de fotonovelas, produzidas pelos alunos. As histórias retrataram situações reais relacionadas à ética no esporte, como o caso de um professor que agrediu um aluno com autismo, discutindo os limites e responsabilidades profissionais na área da Educação Física.

Além disso, estudantes do sétimo período apresentaram com materiais, as experiências adquiridas durante estágios com grupos de idosos, realizados em locais como  UBSs, centros de convivência e espaços de hidroginásticas, com exposição dessas atividades em cordéis. O evento reforçou o compromisso da UESPI com a formação acadêmica de qualidade e com a promoção de uma educação inclusiva.