Por João Fernandes

Na próxima quinta-feira, 4 de abril, o musical “A VIDA É O QUE É” volta aos palcos do Laboratório de Artes, do Campus Poeta Torquato Neto, para uma curta temporada durante os meses de abril e maio. As apresentações também voltam aos dias habituais, sempre nas noites de quinta-feira, às 19h, com entrada gratuita.

Dirigido pelo professor Luciano Melo, o musical narra a história de infância de Francisco. A partir de suas memórias, o personagem, já adulto,  circula por suas vivências com a mãe, na escola, na sua comunidade e com a natureza. Ao relatar suas memórias, o personagem discute alguns sentidos fundamentais de vida, tais como, amor, morte, natureza, esperança, família, política, educação e espiritualidade.

Nova temporada do musical “A VIDA É O QUE É”

Durante este trajeto pelas memórias de Francisco, seu companheiro de lembranças é seu próprio alter ego Anjo, personagem protagonizado pelo compositor e cantor João Pedro Veloso. É com este cenário que Francisco confidencia com ele suas recordações e reflexões sobre a vida desde sua infância.

O espetáculo está em cartaz há um ano e já foi reconhecido em diferentes premiações locais. Vencendo o prêmio de Melhor Ator (Troféu “Em Cena” e “Melhores do Teatro do Piauí”) e o de melhor cenografia (“Melhores do Teatro Piauiense”), além de diversas indicações  (sonoplastia, texto, espetáculo, direção e iluminação).

Para retornar aos palcos, o espetáculo terá duas versões. Agora, a atriz Iara Patrícia também interpreta o Anjo. Com a nova composição, em uma semana, a plateia poderá contemplar uma versão; já na outra semana,  uma segunda encenação do espetáculo será apresentada. Segundo o diretor do musical o dinamismo do espetáculo é o que o torna um grande desafio. “É um belo e criativo exercício de interpretação ao encenar a peça com duas variações do anjo. É possível mostrar outros matizes do personagem Francisco. E o público tem a oportunidade de contemplar toda essa complexa composição teatral”, destaca.

O diretor Luciano Melo comemora a segunda temporada no Laboratório de Artes porque sabe que o fazer arte e, no caso específico, fazer teatro é um desafio no Piauí.

“Voltar ao laboratório de Artes  com nosso musical é um passo importante no processo contínuo de formação de plateia. É preciso fomentar o interesse pelo teatro juntamente com o hábito de frequentar nossos espaços cênicos de Teresina. Por isso, estamos muito felizes com o apoio dado pela UESPI, por meio da Pró reitoria de Extensão”, pontua.