Por Raíza Leão
“Uma estrutura digna de respeito”. É assim que Ryan Tushen, aluno do 5º período do curso de Letras – Inglês, define o novo bloco dos Centros Integrados da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), que agora abriga as aulas do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL).
Com salas climatizadas, mobiliário novo e maior acessibilidade, o novo espaço tem recebido elogios de alunos e professores, que destacam o conforto e a integração proporcionados pela nova organização física.

Foto: Gabriel Paulino
O novo prédio do Centro de Ciências Humanas (CCHL) abriga quatro cursos e atenderá diretamente 941 estudantes da instituição. São 1.200 m² de área construída e faz parte de um conjunto de seis blocos previstos. O investimento entregue ultrapassa R$ 3,5 milhões, dentro de um contrato total superior a R$ 23,2 milhões.
De acordo com o Diretor do CCHL, Professor Jorge Paula, a estrutura tem promovido avanços significativos. “A nova estrutura contribui sim para mais conforto aos alunos e maior interação, porque as salas ficam de frente umas para as outras, o que gera mais proximidade. Também auxilia ao proporcionar um espaço para atividades integrativas”, afirmou.

Foto: Gabriel Paulino
O diretor também destacou que o novo prédio abrigará as coordenações dos cursos, reforçando o potencial de organização e funcionamento do centro. “Estamos recebendo salas de aula, mas precisamos continuar recebendo outras estruturas. Apesar dessas necessidades, a percepção atual é bastante positiva. Em termos de sala de aula, está confortável. Os alunos estão gostando, os professores também”, completou.
Entre os estudantes, a recepção tem sido bastante favorável. “Está com uma estrutura digna de respeito. Tudo muito bem organizado, tudo muito novo. Se fosse para dar uma nota, com certeza, merece 10”, declarou Ryan Tushen. Ele também apontou o que mais tem agradado. “As salas. Estão bem climatizadas, com carteiras novas e um ambiente mais confortável.”
Além do conforto, a convivência entre os cursos também ganhou destaque. Para o diretor, o fato de diferentes turmas estarem reunidas no mesmo bloco facilita o contato entre os alunos e estimula a troca de experiências no cotidiano universitário.