Por Jesila Fontinele
Está acontecendo hoje, (03) de julho, no Centro de Convenções de Teresina, o Nordeste Neon 2025, o maior evento de inovação e tecnologia da região, promovido pelo SEBRAE.
O evento reúne mais de 200 startups voltadas ao empreendedorismo, conectando tecnologia e inovação. A Universidade Estadual do Piauí (UESPI) está presente com dois professores aprovados no Edital Startup Nordeste Piauí, com as startups Neurocirai Soft e Apoty dos professores Olívia Mafra e Chicão, além de um stand institucional com pró-reitores e expositores da instituição, que apresentam a universidade ao público.
“Esse evento é uma vitrine importante para pensar no empreendedorismo”, afirmou o Diretor da Eduespi, professor Marcelo de Sousa, na live transmitida pelo Instagram oficial da universidade. Ele compartilhou a empolgação e a responsabilidade de representar a editora da universidade ao público. Além disso, a fala do diretor pontua exatamente a dimensão do evento, que reúne diferentes setores e regiões em um mesmo ambiente, promovendo exposições tecnológicas, mentorias, palestras e oportunidades de networking.
A UESPI, que possui 12 campi espalhados pelo estado, se destaca pelo compromisso com o fortalecimento de inovações e tecnologias. Está representada por estandes que apresentam ao público a estrutura, os projetos e as potencialidades da universidade.
O professor Rauyres Alencar, Diretor de Pesquisa e Pós-Graduação (PROP), destacou o protagonismo do Piauí em pesquisa e inovação. “Estamos muito encantados com o evento, com a adesão da sociedade piauiense. A pesquisa e a inovação têm dominado a percepção das pessoas, que entendem que é necessário pesquisar e inovar conjuntamente para resolvermos os nossos problemas”, afirmou.
A estudante Maria Beatriz, que participava de uma dinâmica no estande da UESPI, ressaltou a importância do conhecimento e do empoderamento por meio da tecnologia que o evento o Nordeste Neon promove.
O Diretor do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), professor Tales Antão, frisou que o evento já ultrapassou 20 mil inscritos e que a UESPI está protagonizando com força, reunindo professores e expositores. “Estamos felizes, pois alguns dos nossos professores estão em outros espaços com suas startups, apresentando o que há de melhor, fruto de um trabalho desenvolvido com muito esforço”. Segundo o professor, a universidade tem crescido bastante nos últimos anos, especialmente em inovação e desenvolvimento tecnológico.
Ademais, os projetos Neurocirai e Apoty inspiram inovação, inclusão e tecnologia, são consequências do trabalho comprometido de professores pesquisadores da universidade. Eles são apresentados ao público, formado por convidados de diversos estados e áreas profissionais, consolidando a UESPI como um polo de produção científica e empreendedorismo com impacto social.