Liga Acadêmica de Enfermagem Obstétrica da UESPI promove minicursos

Por Giovana Andrade

A Liga Acadêmica de Enfermagem Obstétrica (LAEO) da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) organizou dois minicursos com as temáticas de :Arte Gestacional” e o Manejo do traje antichoque não pneumático (TAN) na hemorragia pós-parto”.

Da direita para esquerda: Enfª obstétrica Solange Queiroz que ministrou Arte gestacional. Enf. Obstetra Raphael Gomes ministrou TAN . Prof dr José Ribeiro orientador da liga, Brenda Melo vice-presidente. Yara Sousa presidente e Viviany enfermeira obstetra que tbm ministrou arte gestacional.

Segundo a Presidente da Liga Acadêmica e estudante do décimo período de Enfermagem, Yara Oliveira, a arte Gestacional é uma técnica de pintura do ventre materno, que fortalece vínculo e alivia tensões do pré-parto, deixando a mulher mais tranquila e segura para a vivência do processo de trabalho de parto normal, além de aproximar a equipe e a mulher/família.

Arte gestacional feita pelos participantes.

Ainda de acordo com a discente, os participantes também puderam praticar como vestir e tirar o traje antichoque não pneumático nos pacientes. Um importante instrumento no apoio do controle do choque hemorrágico, esse procedimento pode ser realizado por médicas(os), enfermeiras(os) e outros membros da equipe hospitalar, desde que devidamente treinados.

“As temáticas foram escolhidas pela Liga devido à importância do TAN e o seu manejo no serviço de saúde para intervir de forma adequada e a mulher ter um prognóstico positivo. A arte gestacional é um método bastante presente, atualmente, nos chás de bebê durante a gestação e também por sua importância no parto humanizado”.

Prática do manejo do traje antichoque não pneumático.

O evento foi para os ligantes e comunidade externa e aconteceu no dia 25 deste mês, na FACIME, e segundo os ligantes, superou a quantidade de inscritos para as vagas que foram disponibilizadas. Mirna Freitas, do sétimo período, estudante do Centro Universitário Santo Agostinho, participou da ação e destaca o quanto aprendeu com os muitos conhecimentos apresentados no evento e que já está na espera por novos minicursos. “Foi um curso simplesmente incrível, onde aprendi sobre a arte terapia e a importância no final da gestação. Não sabia que era de grande ajuda. Além do uso do traje anti choque do qual eu não tinha conhecimento de que existia,  tive a experiência de poder manusear e saber o uso adequado. Espero poder participar de mais cursos assim”.

Confira mais fotos: