Liga Acadêmica de Doenças Tropicais da UESPI abre inscrições para novos membros

Por Vitor Gaspar

A Liga Acadêmica de Doenças Tropicais (LADOT), da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), está com inscrições abertas para seleção de acadêmicos de Enfermagem, Medicina, Fisioterapia, Farmácia, Biomedicina e Biologia que desejam participar das atividades desenvolvidas pela Liga.

A organização da liga, vinculada à Pró-Reitoria de Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitários (PREX), informa que as inscrições serão feitas por meio de formulário GOOGLE FORMS e poderão ser efetuadas no período de 04/05/2023 a 15/05/2023. Poderão se inscrever acadêmicos dos cursos citados  para membros efetivos que estejam cursando regularmente suas atividades acadêmicas na UESPI ou em outras instituições de ensino superior.

A LADOT é uma entidade de caráter extensionista, formada por acadêmicos do Curso de Enfermagem da UESPI e tem como finalidade o desenvolvimento, a promoção e a difusão de conhecimentos acerca da área de Doenças Tropicais, contribuindo para a formação acadêmica e profissional dos alunos a ela vinculados.

Segundo o Presidente, Ícaro Carvalho o candidato pode esperar atividades teóricas, por meio de aulas expositivas relacionadas às Doenças Tropicais – como, por exemplo, Tuberculose, hanseníase, Doença de Chagas -, atividades práticas, por meio de visitas técnicas à hospitais, além de atividades de pesquisa, por meio da elaboração de artigos.

“O ligante também terá a oportunidade de participar do Simpósio, que é promovido, anualmente, pela Liga. Além disso, a liga contribui com a comunidade por meio de ações de educação de saúde, onde os ligantes serão protagonistas, preparando-os para um contexto de humanização do cuidado”, afirma o estudante do 8º bloco do curso de Enfermagem.

As atividades da Liga ocorrerão de forma híbrida, com aulas e encontros presenciais e virtuais, bem como atividades em campo. As atividades práticas poderão acontecer em outros horários, mediante acordo com os ligantes e a diretoria, e as condições do local de prática.

EDITAL COMPLETO

Fique atento ao horário da prova e mais informações sobre as inscrições

A prova ocorrerá no dia 16/05/2023 no CCS/UESPI – FACIME, localizado na rua Olavo Bilac, N° 2335 – Centro (Sul), às 11:00 da manhã, e terá duração de 1H e 30MIM. Serão oferecidas 10 (dez) vagas para novos membros, preenchidas de acordo com a nota obtida pelo aluno na prova escrita e desempate pelo histórico acadêmico. As vagas serão distribuídas em ampla concorrência e a quantidade pode ser alterada de acordo com a quantidade de inscrições.

Os novos membros da LADOT participarão durante um ano, a partir do dia da homologação do resultado final. Os participantes que apresentarem frequência e participação nas atividades propostas poderão receber certificados de extensão universitária e horas complementares.

A vice-presidente da Liga, Vyrna Rebeca informa que podem se inscrever alunos da UESPI e de outras IES. “O processo de inscrição é igual para as duas categorias. Podem se inscrever alunos de Medicina, Enfermagem, Biomedicina, Biologia, Ciências Biológicas, Farmácia e Fisioterapia”, comenta

Para efetuar a inscrição, os interessados deverão preencher o formulário e pagar uma taxa de inscrição no valor de R$ 5,00 para a aquisição dos impressos (prova impressa), por meio do pix: 076.421.753-45 (Ícaro Soares de Carvalho Pinheiro – pic pay). O comprovante de pagamento deverá ser anexado no formulário.