Por Ayeska Rodrigues
Os alunos do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Campus Dra. Josefina Demes, em Floriano-PI, celebram o lançamento do e-book intitulado “Educação de Jovens e Adultos: perspectivas e desafios contemporâneos”. O evento ocorrerá hoje, 11 de dezembro, às 19h, na Unidade Escolar Bucar Neto, e promete ser um espaço de reflexão e debate sobre a relevante temática da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Esta publicação é resultado do trabalho de iniciação à pesquisa dos estudantes do Bloco IV (2024.1) na disciplina de Educação de Jovens e Adultos. O e-book aborda questões contemporâneas, perspectivas, fundamentos e reflexões críticas sobre essa modalidade de ensino, que desempenha um papel fundamental na inclusão e na democratização do acesso à educação no Brasil.
Organizado pelo Prof. Dr. Allan Diêgo Rodrigues Figueiredo e pelo Prof. Me. Tyago Henrique Alves Saraiva Cipriano, o e-book não apenas congrega os esforços dos alunos, mas também reflete o compromisso da UESPI com a formação de profissionais capacitados e engajados na transformação social por meio da educação. “O lançamento do e-book representa a culminância de um processo de aprendizado e pesquisa que valoriza a EJA como uma ferramenta essencial para promover a cidadania e o desenvolvimento pessoal e social dos indivíduos” afirma o docente Allan Diêgo Rodrigues.
O evento é uma oportunidade para a comunidade acadêmica e o público em geral se envolverem em discussões relevantes sobre a EJA, compartilhando experiências, desafios e perspectivas. Além disso, o e-book estará disponível gratuitamente, permitindo que um número ainda maior de pessoas tenha acesso ao conhecimento produzido pelos alunos e professores da UESPI.
A EJA é uma modalidade que se destaca por atender jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de completar sua educação básica, contribuindo para a formação de uma sociedade mais justa e igualitária. O lançamento deste e-book é um passo significativo para a valorização dessa modalidade de ensino e para a promoção de uma educação inclusiva, que respeita e valoriza a diversidade de trajetórias e experiências dos alunos.