UESPI

Brasao_da_UESPI.512x512-SEMFUNDO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ

Governo-do-Piauí-2023_300X129

LABGENE promove curso de férias com práticas laboratoriais em genética na UESPI

Por: Eduarda Sousa 

Buscando ampliar os conhecimentos teóricos e práticos na área da genética, o Laboratório de Genética da Universidade Estadual do Piauí (LABGENE) promove o Curso de Férias LABGENE, que será realizado de 28 de julho a 1º de agosto, no Campus Poeta Torquato Neto, em Teresina.

Curso de férias promovido pelo LABGENE

O principal objetivo é divulgar à comunidade estudantil as linhas de pesquisa desenvolvidas no LABGENE, além de atrair novos estagiários. “É uma oportunidade de aprendizado e aprofundamento dos conhecimentos de genética de forma aplicada. O curso é destinado a alunos que tenham algum conhecimento prévio em citologia/genética”, destacou a professora Francielle Martins, coordenadora do LABGENE.

O projeto é gratuito e voltado para estudantes que desejam aprofundar seus saberes biológicos e vivenciar a prática laboratorial em genética. Durante a programação, os participantes terão a chance de realizar atividades práticas no laboratório e acompanhar palestras.

O curso é uma proposta das atuais estagiárias do LABGENE, Lívia Lorena e Lívia Maria, que também serão as ministrantes das aulas. Elas desenvolveram o formato com o apoio dos professores e da equipe do laboratório, buscando ampliar o acesso aos conhecimentos práticos e atrair novos estudantes para o grupo. “Ao percebermos a necessidade dos alunos em compreender melhor a disciplina de genética, vimos também uma oportunidade de atrair novos estagiários para o laboratório e ampliar a visibilidade do nosso trabalho”, pontuou a estudante Lívia Lorena.

Essa ação representa uma importante oportunidade para aproximar os estudantes da prática laboratorial e ampliar o conhecimento científico dentro e além do curso de Biologia. “A proposta do curso visa proporcionar conhecimentos laboratoriais para a comunidade estudantil, unindo teoria e prática. Durante o curso de Biologia, muitas vezes temos acesso apenas à teoria, e algumas experiências práticas acabam não sendo vivenciadas. Por isso, pensamos nesse curso como uma forma de apresentar aos estudantes uma visão mais ampla da área genética. A proposta não se limita apenas ao público da Biologia, mas se estende a todos os estudantes com interesse científico que queiram ampliar seu conhecimento”, acrescentou Lívia.

O curso será realizado no turno da manhã, das 8h às 12h, no Setor 16 da UESPI. Ao final da atividade, os participantes receberão certificado de 20 horas, desde que cumpram a frequência mínima de 75%.