Por João Pedro Nunes
O Dia mundial do Doador de Sangue é comemorado neste dia 14 de junho e a data visa conscientizar a população sobre a necessidade e importância da doação de sangue para salvar vidas.
No campus Professor Barros Araújo, em Picos, parte da comunidade acadêmica tem o hábito de doar sangue no Hemopi da cidade, isso só acontece devido o apoio e incentivo da Universidade para a universalização da prática entre os discentes.
Para Mirlandia Holanda, do curso de Engenharia Agronômica, o hábito de doar sangue foi do sonho à realidade. “Doar sangue sempre foi um sonho para mim. Quando tive a oportunidade de começar nunca mais parei. A sensação é incrível, você sente que está fazendo a diferença na vida de alguém”, afirmou.
A estudante lembrou ainda que se sente muito bem consigo mesma quando ajuda as pessoas na prática de doar. “Com toda certeza, durante o momento de doação, a gente se sente extremamente bem. É uma sensação única, não sei explicar. Você só sente! Se eu pudesse faria com que todos passassem por isso. É indescritível saber que você tem a oportunidade de salvar vidas”.
A aluna destaca que o incentivo da UESPI está sendo importante para que o ato de doar aconteça de forma mais constante pela comunidade acadêmica. “Ultimamente, estão fazendo campanhas, acredito que agora fará a diferença a respeito de um assunto tão importante”, ressaltou.
A estudante Fátima Cristiane, também do curso de Engenharia Agronômica, é doadora de sangue e também reforçou a importância. “É importante doar sangue, pois você vai doar uma vida para outra pessoa que realmente precisa e também a família dela, pois existe uma gama de pessoas envolvidas com a pessoa que recebe a doação”, frisou.
Estudantes do III bloco do curso de enfermagem também se mobilizam no Junho Vermelho e estão organizando um mutirão para levar os estudantes até o Hemopi da cidade. As inscrições podem ser feita através do link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScV0atRDZC4mXD9JgYc3sc4qMAzblQDPD3I7jysjNcCq9SCXg/viewform o transporte sairá nesta sexta-feira 15, ás 16h do campus professor Barros Araújo.
Cristiane ainda deixou uma mensagem para aqueles estudantes que ainda não têm o hábito de doar sangue. “Minha mensagem é que doem sangue. É muito gratificante para você e, principalmente, para a pessoa e a família que vão ser contemplados com esse presente”, revelou a estudante.