Junho Laranja: Liga Acadêmica da UESPI realiza ações de prevenção à queimaduras por álcool 70%

Por Priscila Fernandes

A Liga Acadêmica de Dermatologia da UESPI realizou ao longo do mês de junho ações de Prevenção de queimaduras. A atividade aconteceu em alusão ao Junho Laranja e consistiu na elaboração de panfletos e postagens nas redes sociais sobre os cuidados com queimaduras com o álcool 70%.

A campanha “Junho Laranja: Prevenção de queimaduras”, promovida pela Sociedade Brasileira de Queimaduras teve como foco esse ano a prevenção de queimaduras por álcool 70% devido à ampla utilização deste no período pandêmico. A queimadura por álcool representa um grave problema de saúde pública devido podendo causar sequelas irreversíveis. Diante disso, a medida de maior impacto na diminuição da incidência e da mortalidade por queimaduras é a prevenção e o conhecimento.

No perfil do instagram @ladermauespi, os participantes e organizadores elaboraram três postagens com os temas: prevenção de queimaduras com álcool, abordagem extra-hospitalar de queimaduras e atendimento às vítimas de queimaduras.

O projeto foi realizado por 20 estudantes do curso de medicina da UESPI, do 1º ao 8º período. A Luciana Ximenes, acadêmica de medicina da Uespi e presidente da Liga Acadêmica, afirma que após a confecção dos panfletos, os estudantes foram organizados em grupos e compareceram ao Ambulatório de Dermatologia do Hospital Getúlio Vargas (HGV) durante todos os dias da última semana de junho para distribuir os panfletos e explicar para a população sobre o manejo das queimaduras, caso ocorram, e o que fazer para preveni-las.

“Os pacientes foram bem receptivos e atentos às informações, além de fazerem várias perguntas sobre o tema, que é bastante comum no cotidiano da população. Assim, nosso alcance foi muito bom e conseguimos alcançar bons resultados, tendo uma média de 100 pessoas informadas sobre o assunto”, explica.

Nas visitas ao HGV, os estudantes falaram sobre as principais formas de prevenir e agir nessas situações

Veja o que você precisa saber sobre queimaduras.

LADERMA

Criada em maio de 2021, a Liga Acadêmica de Dermatologia da UESPI, é coordenada pela Prof. Dra. Vanessa Rocha e orientada pela Prof. Dra. Evandro Nogueira. A liga do curso de Medicina, campus Poeta Torquato Neto, é focada em assuntos sobre a dermatologia clínica e geral.

O processo seletivo para a entrada de membros na liga está aberto. Os interessados podem inscrever-se até o dia 17 de julho.

Confira todos os passos pra a inscrição.