Inscrições abertas para o curso de extensão “Introdução à Língua e Literaturas Latinas”

Por Vitor Manoel

A Coordenação do curso de Letras/Português, em parceria com o Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), promove o curso de Extensão “Introdução à Língua e Literaturas Latinas”. Ao total, estão sendo disponibilizadas 25 vagas para a comunidade interna e externa da UESPI. As inscrições já estão abertas e acontecem de forma presencial na coordenação do curso de Letras/Português do campus Poeta Torquato Neto, até o dia 9 de junho.

Certificado pela Pró-Reitoria de Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitários (PREX), o curso é totalmente gratuito e conta com uma carga horária de 40 horas, sendo 10 encontros de 4 horas/aula. Das 25 vagas disponibilizadas, 15 serão destinadas para para os discentes da UESPI e 10 para o público externo. O resultado da seleção será afixado no mural da coordenação no dia 13/06. As aulas acontecem de forma presencial de 14/06 até o dia 16/08 ás terças de 14h às 18h, na sala de vídeo do CCHL.

A finalidade do projeto está voltada principalmente para preencher as necessidades do contato inicial do estudo do Latim por parte de estudantes ingressos e egressos dos cursos de Letras que, dada a carência de pessoal mais qualificado, depois se tornam tutores dessa disciplina no Ensino à Distância das Universidades Públicas do Piauí. Segundo o coordenador e professor ministrante, Prof. Dr. Domingos Machado, o objetivo do curso de extensão é oferecer a oportunidade de introduzir e apresentar para os discentes que não tiveram contato com a cultura e especialmente com a língua latina, de ingressarem nesse universo, que ele classifica como extraordinário.

“Estudar latim hoje, é muito importante porque nós sabemos que a cultura latina, principalmente a romana não está somente no bojo da nossa cultura ocidental, mas também forjou todas as línguas românicas que nós conhecemos. Esse estudo é essencial para o adequado conhecimento da Língua Portuguesa, como também ajuda a desenvolver a capacidade de análise, de raciocínio, nos ajuda a escrever mais adequadamente, enriquecer o vocabulário e a compreensão de texto em diversas línguas. Esse projeto, de maneira geral, visa apresentar ao aluno esse universo simbólico e linguístico amplo, que é o da cultura e língua latinas”, finaliza.

Inscrições:

-Todo o processo de inscrição acontece de forma presencial na coordenação do curso de Letras/Português, campus Poeta Torquato Neto.

-Os discentes da UESPI interessados em participar do curso devem apresentar uma cópia do seu histórico escolar disponível no sistema Aluno Online.

-Candidatos da comunidade externa devem apresentar o histórico escolar referente a sua instituição de ensino, em caso de não vinculação em alguma instituição de ensino superior, ele poderá utilizar a nota referente ao último Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).