INOBAR: Degustando Inovações e Saboreando o Futuro em Picos

Por Roger Cunha

No próximo dia 06 de junho de 2024, o Campus Professor Barros Araújo da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), em Picos, sediará o evento “INOBAR: Degustando Inovações e Saboreando o Futuro”. Este evento inovador promete promover a troca de experiências e conhecimentos sobre inovação, oferecendo uma plataforma única para reflexão e aprendizado entre os participantes.

INOBAR: Degustando Inovações e Saboreando o futuro.

Organizado pela professora Neilany Araújo de Sousa e seus alunos, o INOBAR tem objetivos claros e ambiciosos. Em termos gerais, o evento visa promover a troca de experiências e conhecimentos sobre inovação. Especificamente, busca conscientizar sobre a importância da inovação para o desenvolvimento econômico, social e intelectual; incentivar a participação de diversas áreas na promoção da inovação; estreitar laços entre organizações, instituições de ensino superior e instituições de ciência e tecnologia; e fomentar a inovação em pequenas e médias empresas.

“A ideia de realizar este evento surgiu das discussões na disciplina de Gestão de Tecnologia da Inovação”, explica a professora Neilany Araújo de Sousa. “Propus que os alunos fizessem um evento no Dia da Inovação. Uma aluna, Fanciele, levou a ideia ao Ecossistema de Inovação Vale do Mel, que se propôs a colaborar. Transformei a ideia em um projeto de extensão e mudamos a data para este período.”

Confira os Palestrantes do INOBAR 2024

A justificativa para a realização do INOBAR é a integração dos atores propulsores de inovação e o compartilhamento de experiências, promovendo a aplicação prática da teoria. Para os participantes, o evento promete ampliar seus conhecimentos sobre inovação dentro de uma perspectiva prática. Para os alunos envolvidos na organização, será uma oportunidade valiosa de aprendizado na área de gestão e organização de eventos.

“A realização do INOBAR é fundamental para mostrar na prática como a inovação pode ser um motor de desenvolvimento econômico e social”, destaca a professora Neilany. “Queremos que os participantes saiam daqui não só com novas ideias, mas também com um entendimento claro de como implementá-las em suas respectivas áreas.”

O INOBAR é destinado a toda a comunidade acadêmica da macrorregião de Picos, incluindo estudantes, professores e pesquisadores. O evento conta com a parceria de várias instituições e organizações, como NIT-UESPI, ESCADA Empresa Júnior (ADM UESPI), SEBRAE, Virtex Telecom, FAPEPI, Ecossistema de Inovação Vale do Mel, IFPI e UFPI.

Confira os Palestrantes do INOBAR 2024

“Essas parcerias são essenciais para o sucesso do evento”, comenta a docente. “Elas não apenas fornecem suporte logístico e financeiro, mas também enriquecem o conteúdo e as perspectivas discutidas durante o evento.”

Com a participação de diversas instituições e a promessa de debates enriquecedores, o INOBAR se apresenta como um evento de suma importância para a comunidade acadêmica e empresarial de Picos. Ao promover a integração entre teoria e prática, espera-se que o evento amplie o conhecimento sobre Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia, explorando a importância da proteção das criações e seu devido processo legal na comunidade acadêmica e no mercado local.

“Esperamos criar conexões e parcerias entre universidades e empresas, gerando oportunidades de pesquisa aplicada, estágios, empregos e outras formas de cooperação mútua”, afirma a professora Neilany. “O INOBAR desempenha um papel importante na divulgação e popularização da ciência, tecnologia e inovação, aliando a teoria acadêmica às práticas comerciais e sensibilizando para a importância da inovação em termos de desenvolvimento regional.”

“O INOBAR não só promete enriquecer o conhecimento dos participantes, mas também destacar a importância vital do investimento em tecnologia e inovação para o desenvolvimento sustentável e competitivo da região”, conclui Professora Neilany. “Estamos confiantes de que este evento será um marco na promoção da inovação em Picos e nas regiões circunvizinhas.”

O evento é gratuito e as inscrições podem ser realizadas através do link disponibilizado: Inscrição INOBAR.

Confira a Programação do Evento:

Programação do Evento.