INFPAC apresentará resultados no Seminário Nacional PNVS Comunidade

Por Cássio Sousa

Nos próximos dias 5 e 6 de abril, os resultados do projeto “Informação Para A Ação: Comunicação Em Saúde Como Estratégia De Enfrentamento À Agravos De Notificação Compulsória No Município De Parnaíba-PI” (INFPAC) serão destacados no Seminário Nacional PNVS Comunidade, sediado na Universidade de Brasília (UnB).

Idealizado pela professora Drª. Thatiana Araújo Maranhão, da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), campus Alexandre Alves de Oliveira (Parnaíba), o projeto conta com a participação ativa do corpo estudantil da instituição, em colaboração com profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, da Vigilância Epidemiológica e das Unidades Básicas de Saúde de Parnaíba-PI, representados pela enfermeira Me. Karliane de Araujo Lima.

Projeto de extensão “Informação para Ação”

O projeto foi formado em duas etapas. Na primeira etapa, eram coletados os dados referentes à situação de saúde de Parnaíba com relação a diversas doenças de notificação compulsória, e em seguida, lapidavam-se esses dados brutos transformando-os em informação. Após isso, o projeto publicava boletins epidemiológicos.

A professora, Drª Thatiana Araújo Maranhão, relata que após a divulgação desses boletins, foram produzidos dois relatórios situacionais: um voltado às doenças de notificação compulsória em Parnaíba e outro direcionado ao Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), contemplando apenas a análise de doenças sexualmente transmissíveis. Após isso, a segunda etapa consistia na divulgação dos resultados para a população.

“Baseado em todas as informações produzidas através desses boletins, foram elaborados vários materiais educativos para divulgação em unidades básicas de saúde, hospitais e centros de testagens em toda a cidade. Inclusive, também foram produzidos vários livros utilizando-se dos resultados desses boletins, e publicados através da editora da UESPI para ampliarmos a divulgação”, ressaltou.

A docente também explica que os resultados apresentados por meio desse projeto abrangem várias conclusões, dentre elas a subnotificação de casos. “Durante a notificação de casos de dengue ou de arboviroses, por exemplo, algumas informações são negligenciadas durante o preenchimento de dados, como cor da pele, escolaridade, idade e outras informações que acabamos perdendo por conta de o dado constar como ignorado ou não informado. Com isso, conseguimos detectar que Parnaíba precisa direcionar seu olhar para algumas doenças específicas e também fazer, junto à população, ações voltadas à educação e saúde”, finalizou.

Participação no seminário nacional “PNVS Comunidade”

O bolsista responsável pela apresentação dos resultados no evento será Thalis Kennedy, aluno do 10° período de enfermagem e integrante da edição de 2023 do projeto. Financiado pelo Ministério da Saúde, todos os custos relacionados à viagem para participação no seminário estão sendo cobertos pelo órgão governamental.

A iniciativa visa não apenas evidenciar os avanços e impactos do projeto, mas também promover a troca de experiências e conhecimentos com outros profissionais e instituições engajadas na promoção da saúde pública e no combate a agravos de notificação compulsória.