III Encontro de semiótica, linguística geral e suas aplicações na UESPI

Por Giovana Andrade

O Doutorado Interinstitucional em Linguística da USP/UESPI (Dinter USP/UESPI) juntamente com a Pró-Reitoria de Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitários (PREX) e a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROP) organizam o “III Encontro de semiótica, linguística geral e suas aplicações na UESPI“. O evento ocorrerá entre os dias 08 e 12 deste mês, no Auditório do NEAD.

O projeto é coordenado pelas professoras Nize Paraguassu Martins e Bárbara Olímpia Ramos de Melo e tem como objetivo geral apresentar os resultados de pesquisa e relatos de experiências desenvolvidos pelos professores e alunos do Dinter em Linguística da USP/UESPI, com vistas a qualificá-los e validá-los com a comunidade acadêmica dos cursos de graduação e pós-graduação em Letras da UESPI e demais interessados.

Atualmente, na UESPI, há 10 professores dos cursos de Letras, de variados campi, cursando Doutorado Interinstitucional (Dinter) na USP na área de Semiótica e Linguística Geral, com previsão de término até março de 2024, e, fazendo parte desse programa, há 16 professores do Departamento de Linguística da USP. A UESPI tem dois programas de pós-graduação stricto sensu (um profissional e outro acadêmico) e três habilitações de graduação em Letras. Esse cenário torna a UESPI um excelente espaço para o desenvolvimento de atividades científicas na área de Linguística Geral e Semiótica.

A ação promoverá discussões com mesas-redondas, conferências, palestras, painéis, minicursos, entre outras atividades de atualização e divulgação, bem como debates sobre temas relevantes, atuais e polêmicos no âmbito da área com os pesquisadores e alunos dos cursos de graduação e pós-graduação em Letras da UESPI e do Dinter em Linguística da USP/UESPI.

Segundo a profª Nize Paraguassu, a cada encontro são tratados temas diferentes e importantes na área de semiótica e linguística geral.

” Os temas proporcionam aos participantes atualização acerca do desenvolvimento das pesquisas na área, seus avanços e desafios. Além disso, amplia as possibilidades de formação de redes de pesquisa”.

Inscrição:

As inscrições poderão ser realizadas até o dia 08 deste mês por meio do preenchimento do formulário de inscrição on-line.

Ao final o participante receberá certificado de 15h/a

Para receber, o participante deverá ter participado, no mínimo, de 70% do evento.  A frequência será registrada diariamente por meio da assinatura do participante na lista de frequência.

Programação:

Abertura: 08/05, às 14h.

Palestras :09/05 das 14h às 16h: “A referenciação em histórias contadas na língua de sinais de Várzea Queimada,
cena. ” Profa. Ma. Bruna Rodrigues da Silva Neres (USP/UESPI).
10/05 das 14h às 16h: “Os modificadores adjetivais no sintagma nominal da Língua Inglesa: uma conexão sintático-semântica.” Profa. Ma. Lisiane Ribeiro Caminha Vilanova (USP/UESPI).

11/05 das 14h às 16h: “Negação afixal em português brasileiro: considerações morfossemânticas”. Profa. Ma. Beatrice Nascimento Monteiro (USP/UESPI).

Minicurso: 09/05 a 12/05: Profa. Dra. Renata Mancini (USP)