II Encontro de Semiótica, Linguística Geral e suas Aplicações na UESPI

Por Géssica Feitosa

A Universidade Estadual do Piauí (UESPI) conta com 10 (dez) professores dos cursos de Letras, de variados campus, cursando o Doutorado Interinstitucional (Dinter) na USP, na área de Semiótica e Linguística Geral, que vai até março de 2024.

São 16 professores do Departamento de Linguística da USP fazendo parte deste programa. A UESPI conta com 2 programas de pós-graduação stricto sensu (um profissional e outro acadêmico) e 3 habilitações de graduação em Letras. Um espaço significativo para o desenvolvimento de atividades científicas na área de Linguística Geral e Semiótica.

O projeto “Encontros de Semiótica, Linguística Geral e suas aplicações na UESPI” é coordenado pelas professoras Nize Paraguassu Martins e Bárbara Olímpia Ramos de Melo e tem como objetivo geral apresentar os resultados de pesquisas e relatos de experiências desenvolvidos pelos professores e alunos do Dinter em Linguística da USP/UESPI, com o intuito de qualificar à comunidade acadêmica dos cursos de graduação e pós-graduação em Letras da UESPI e demais interessados.

“Este evento é importante porque discute, divulga e compartilha as pesquisas e trabalhos mais recentes desenvolvidos pelos Doutorandos do Dinter em Linguística da USP/UESPI. Eventos como esse ajudam a direcionar a carreira acadêmica de quem participa para uma especialidade, com setores mais especializados da sua área de estudo sem, necessariamente, fazer uma especialização”, destaca a coordenadora Nize Martins.

O projeto promoverá discussões com mesas-redondas, conferências, palestras, painéis, minicursos e outras atividades de atualização e divulgação. Também debates sobre temas relevantes, atuais e polêmicos no âmbito da área com os pesquisadores e alunos dos cursos de graduação e pós-graduação em Letras da UESPI e do Dinter em Linguística da USP/UESPI.

O “I Encontro de Semiótica, Linguística Geral e suas Aplicações na UESPI” foi realizado no período de 16 a 22 de dezembro de 2022 e o segundo será realizado agora no mês de abril, no período de 17 a 21 de abril de 2023, no Auditório Pirajá.

As inscrições poderão ser realizadas até o dia 17 de abril de 2023 por meio do preenchimento do formulário de inscrição on-line, que pode ser acessado através do link: https://forms.gle/VW3FGJe258rALzP17

Confira a programação completa, abaixo:

17/04, às 8h.

Palestras

18/04, de 10h – 12h: “O fazer persuasivo em grupos do Facebook: um olhar sob a semiótica discursiva.” Prof. Me. Raimundo Isídio de Sousa. (USP/UESPI).

19/04, de 10h às 12h: “A construção do humor do youtuber Whindersson Nunes: a reverberação do preconceito?.” Profa. Ma. Teresinha de Jesus Ferreira. (USP/UESPI).

20/04, de 10h às 12h: “A manipulação em Peanuts: questões semióticas.” Profa. Ma. Carla Patrícia Silva do Nascimento (USP/UESPI).

Minicurso

18/04 a 21/04, de 8h às 10h: “Semiótica e Psicanálise: terapêutica do social e do individual”. Prof. Dr. Waldir Beividas (USP).