I Curso de Diagnóstico por Imagem das Ligas Acadêmicas de Medicina da UESPI

Por Jésila Fontinele

Vai acontecer nos dias 4, 5 e 6 de setembro  o I Curso de Diagnóstico por Imagem das Ligas Acadêmicas de Medicina da Universidade Estadual do Piauí (UESPI). O curso de extensão vai ser realizado no auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FACIME) da UESPI e tem como objetivo promover uma educação médica de qualidade.

I curso de Diagnóstico por Imagens das Ligas Acadêmicas de Medicina da UESPI

Sob a coordenação da Dra. Luciana Tolstenko e do Dr. Isânio Vasconcelos, o evento conta com a organização de 17 discentes, entre eles o aluno Vinícius Nunes, diretor de ensino médico pela IFMSA/Brazil/UESPI e principal organizador, responsável por idealizar e concretizar o evento. O curso tem parceria com a IFMSA (Federação Internacional de Associações de Estudantes de Medicina), o CAGEMA (Centro Acadêmico de Medicina Carlyle Guerra de Macêdo) e com mais seis ligas parceiras: LAENN, LAMEC, ORTOLIGA, LAPNEUMO, LICARDIO e LACLIM.

O estudante Vinícius Nunes destacou que seu foco nessa gestão como diretor é promover parcerias e elaborar mais cursos. “Um lema que levamos muito a sério é pensar globalmente e agir localmente. Procuramos fazer a diferença localmente por meio dessas ações e o curso é uma delas”. O estudante de Medicina procurou a presidente da IFMSA, Andressa Lima, e, ao longo de três meses, entrou em contato com presidentes das ligas acadêmicas, que se uniram aos professores para tornar o evento possível, aberto a todos da área da saúde e com foco nos estudantes do Centro de Ciências da Saúde (CCS).

A coordenadora do evento, Profa. Luciana Tolstenko, falou sobre a iniciativa e destacou a importância dos conhecimentos básicos adquiridos sobre os diferentes tipos de exames de diagnóstico por imagem, para que os estudantes possam utilizá-los em suas práticas clínicas. O evento visa estimular a divulgação de conhecimentos em imaginologia (estudo dos órgãos e sistemas do corpo humano por meio das diversas modalidades de exame de imagem entre os discentes da comunidade acadêmica da UESPI.

Para o Dr. Isânio Vasconcelos ressaltou a abrangência do curso e a função de oferecer uma visão geral aos estudantes sobre todos os métodos de imagem nas diversas especialidades médicas. “O diagnóstico por imagem abrange muitos exames, não só a radiografia, mas também a ultrassonografia, a tomografia computadorizada, a ressonância magnética, a cintilografia e em áreas específicas, como na cardiologia, a ecocardiografia ou ecocardiograma. Todos esses são métodos de diagnóstico por imagem, entre vários outros”.

Programação do Curso:

04/09 ( Quarta-Feira)
– 18:00 às 19:30 – Aula de abordagem radiológica e tomográfica da pneumonia, tuberculose e neoplasia pulmonar (Liga responsável: LAPNEUMO).
– 20:00 às 21:30 – Aula de ECG: IAM e Valvulopatias (Liga responsável: LICARDIO).

05/09 (Quinta-Feira)
– 18:00 às 19:30 – Aula de Fraturas: tipos mais comuns na urgência médica (Liga responsável: ORTOLIGA).
– 20:00 às 21:30 – Aula de Traumatismo Cranioencefálico (Liga responsável: LAENN).

06/09 (Sexta-Feira)
– 18:00 às 19:30 – Abdômen agudo: causas e manejo clínico (Liga responsável: LAMEC).
– 20:00 às 21:30 – AVC/AVE: imagens, diagnóstico e conduta na emergência médica (Liga responsável: LACLIM).

O curso inicia às 18:00 e se estende até às 21:30, com um intervalo de meia hora para um coffee break.

As inscrições estão abertas e o link está disponível na biografia do Instagram @ifmsabrazil_uespi

– R$ 20,00 para membros das 6 ligas parceiras (Diretores e ligantes), diretores do CAGEMA e coordenadores da IFMSA/BRAZIL/UESPI

– R$ 29,90 para o público em geral.