UESPI

Brasao_da_UESPI.512x512-SEMFUNDO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ

Governo-do-Piauí-2023_300X129

Grupo de Teatro da UESPI Estreia Espetáculo “As Aventuras de Chicó e Catirina

Por: Danilo Kelvin

O Grupo de Teatro da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) estreia o espetáculo “As Aventuras de Chicó e Catirina”, no dia 15 de junho, sábado, às 17h, no Parque da Cidadania em Teresina/PI, próximo ao lago. O evento marca a continuidade do trabalho dedicado e inovador do grupo, que explora diversas formas teatrais e temas sociais.

Norma Soely, diretora do grupo de teatro da UESPI, destaca a importância de desenvolver talentos e trazer à tona as habilidades dos participantes. “Faz parte da minha atuação como diretora de teatro, que tenho formação em Teatro do oprimido e Teatro das oprimidas. Desenvolver os talentos, trazer à tona os talentos das pessoas que participam do mundo”, comenta Norma.

no dia 15 de junho, sábado, às 17h, no Parque da Cidadania em Teresina/PI, próximo ao lago

 

A diretora também ressalta o trabalho contínuo de pesquisa realizado pelo grupo. “A gente faz pesquisas, que são parte do nosso trabalho no grupo. Pesquisa de várias situações, de vários temas, de vários estilos de teatro, pesquisa de texto, de escrita, de trabalho de corpo, para que a gente aprimore cada vez mais o fazer teatral, para que os atores e atrizes do Teatro da UESPI possam alçar voos mais altos”, explica Norma. Ela ainda acrescenta que o teatro vai além do entretenimento, contribuindo significativamente para o desenvolvimento pessoal dos envolvidos.

Chico Borges, autor do texto e assistente na direção, traz uma visão autêntica sobre a construção do espetáculo. “A influência foi total, porque a história toda, inicialmente, é baseada basicamente no conto tradicional. Adaptamos algumas coisas para ficar mais cômico, mas nos baseamos na história e no comportamento dos personagens. Fizemos uma pesquisa profunda sobre como eles deveriam se comportar, qual estilo iríamos trabalhar”, afirma Chico. Ele destaca a importância de criar personagens com personalidades fortes, especialmente para apresentações em locais abertos como o teatro de rua.

Atores ensaiando para o espetáculo “As Aventuras de Chicó e Catirina”

Norma Soely elogia a colaboração com Chico Borges, que tem uma vasta experiência em teatro de rua e popular. “O assistente Chico tem um histórico de direção com teatro de rua, com teatro popular, com teatro ligado às nossas bases folclóricas nordestinas. Ele apresentou esse texto e foi desenvolvido. Gostei muito, porque desenvolvemos ao mesmo tempo um texto dramático, ‘As Marcas Invisíveis’, sobre a violência doméstica contra a mulher, e este, que é baseado no folclore nordestino, com músicas e roupas típicas”, comenta.

O elenco, composto por Gleici, Hianca e Theodoryco jr, foi preparado e afinado para a estreia. “Os atores e atrizes do grupo de teatro da UESPI já chegaram preparados, estão mostrando e aprimorando seu talento. Temos um trabalho contínuo de pesquisa, que iniciamos com ‘Marcas Invisíveis’, a homenagem ao professor Élio Ferreira, e agora com ‘As Aventuras de Chicó e Catirina'”, destaca Norma.

A peça promete encantar o público com uma narrativa que mescla elementos cômicos e tradicionais do folclore nordestino, abordando temas como o desejo de Catirina pela língua do boi. “A história da língua do boi não é a trama principal, mas aparece em momentos importantes. O que chama mais atenção é o relacionamento de Chicó e Catirina, e como eles lidam com a mãe dela, uma mulher muito braba. É uma história que, embora cômica, traz elementos profundos da nossa cultura”, explica Chico.

A estreia de “As Aventuras de Chicó e Catirina” é uma oportunidade imperdível para quem aprecia o teatro de qualidade e a riqueza do folclore nordestino.