UESPI

Brasao_da_UESPI.512x512-SEMFUNDO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ

Governo-do-Piauí-2023_300X129

Festival do Amor da UESPI busca conscientizar estudantes sobre a importância dos movimentos sociais

Por Vitor Gaspar

O Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) está promovendo, nesta sexta-feira, (28), o Festival do Amor, um evento que tem como objetivo sensibilizar os alunos e o corpo acadêmico sobre a importância dos movimentos sociais e incentivar a participação dos estudantes na luta por reivindicações e melhores condições.

O auditório do Palácio Pirajá foi palco do primeiro evento do dia

Durante a manhã, foi realizada uma mesa de discussão com representantes de diversos setores dos movimentos sociais, como ambientalistas, mulheres e negros. À tarde, será realizado um espaço de interação entre as entidades acadêmicas, como Diretórios Acadêmicos (DA), Centros Acadêmicos (CAS) e atléticas. Também será realizada uma mesa de discussão sobre a temática da saúde mental no ambiente acadêmico e no trabalho.

O evento vem contando com a presença de convidados e será uma oportunidade para os alunos se inserirem nos movimentos sociais e compreenderem o contexto dessas lutas. O estudante de Ciências Sociais do 6º bloco, Erick Davis, que está entre os organizadores do evento, ressaltou a importância dos movimentos sociais na busca por melhores condições e incentiva a participação dos estudantes na luta por essas reivindicações.

“A nossa intenção é justamente sensibilizar os alunos e todo o corpo da Universidade a participarem da luta dentro dos movimentos sociais e a entender a base e o contexto desses movimentos para que eles possam se sentir motivados a se inserirem nesse meio”, afirma o Diretor do DCE.

O Festival do Amor é uma iniciativa do DCE da Uespi e conta com a colaboração de voluntários. A participação dos estudantes é fundamental para o sucesso do evento e para a conscientização sobre a importância dos movimentos sociais.

O evento da manhã foi sediado no auditório do Palácio Pirajá trouxe uma mesa redonda com o tema “Movimentos Sociais e a Prática de Luta Por Direitos” com os palestrantes Erick Davis, o assistente social e pesquisador na área de Ruralidades e Agroecologia Sérgio Abreu, o acadêmico de Geografia da UFPI e Guia local no Parque Estadual Serra de Santo Antônio e Roteiro Regionais Leonardo Barbosa, além da Presidente da Associação de Mulheres Dona Lila.

Os palestrantes no primeiro evento do dia

Vitória Silva, estudante de Jornalismo do 4º bloco, esteve presente no primeiro evento e destacou a importância das temáticas apresentadas. Ela considera todos os assuntos abordados importantes, pois tratam de causas sociais que vão desde a fome até a importância do turismo, passando também pela realidade da população brasileira, que ainda sofre com a fome e a pobreza.

“Acredito que esses temas precisam ser discutidos e divulgados para conscientizar mais a população. Eu acho muito importante que o DCE promova esse tipo de atividade, pois as temáticas são atuais e têm impacto direto nos estudantes. É essencial que esses debates alcancem não apenas os discentes da UESPI, mas também os alunos de outras instituições”, afirma.

Evento traz a importância da saúde mental de jovens no ambiente universitário

No período da tarde, das 14h às 17h30, o evento contará com atividades na Sala de Vídeo do CCHL e no auditório do Geratec. Destaque para a mesa intitulada “Uespi: um jeito jovem de ver a saúde mental no ambiente universitário”, que terá início às 14h no auditório do Geratec. A temática aborda a importância da saúde mental dos jovens no ambiente universitário e tem como objetivo conscientizar a comunidade acadêmica sobre a relevância desse tema. A mesa contará com a participação de especialistas na área e será um momento importante para troca de informações e reflexões sobre o assunto.

Abordar a temática da saúde mental no ambiente universitário é de extrema importância, pois muitos estudantes enfrentam problemas emocionais e psicológicos decorrentes de diversos fatores, como pressão acadêmica, isolamento social, entre outros. É preciso conscientizar os jovens sobre a importância de cuidar da saúde mental, procurar ajuda quando necessário e combater o estigma relacionado a doenças psicológicas.

Para mais informações, acesse a página do DCE no Instagram ou entre em contato com a organização do evento.