Por Jésila Fontinele
Estudantes do curso de Matemática do bloco IV da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), em Piripiri, realizaram a Feira do Conhecimento Matemático, evento que aconteceu no CETI Sinhá Carvalho. A feira foi organizada com a orientação do professor Dr. Arnaldo, pela disciplina PPI-IV, com a iniciativa de destacar a importância da matemática no cotidiano e sua aplicação em diversas áreas do conhecimento.
A iniciativa contou com o apoio da coordenadora local do curso, professora Sandra Renata, que falou sobre a importância da feira na formação dos alunos da graduação. “Essa experiência permite que os futuros profissionais vivenciem a prática educativa fora da sala de aula, desenvolvendo habilidades de comunicação, didática e criatividade. Além disso, proporciona um ambiente de troca de saberes, onde o conhecimento acadêmico é levado à comunidade escolar, aproximando a universidade e a sociedade”, descreveu a professora. A feira ainda contou com o apoio da professora Dr. Francisca Cunha coordenadora geral do PARFOR e do coordenador do curso de Matemática, professor Dr. Alexandre Bezerra do Nascimento Lima.
O professor Dr. Arnaldo, responsável pela disciplina do projeto, falou sobre o objetivo do evento de intervenção de levar os conhecimentos para além da universidade, desenvolvendo uma feira de conhecimentos matemáticos a ser aplicada para alunos do ensino médio. “Vale destacar que esse projeto passou por várias etapas: elaboração, definição das ações, confecção do material e execução. Por fim, avaliamos que todas as etapas planejadas foram bem executadas”, ressaltou o professor, que concluiu sobre a segurança que os alunos demonstraram em todas as áreas. “Os alunos, de forma organizada, conseguiram levar isso para a sala de aula, para a escola, e isso gerou o sucesso da feira.”
O aluno Germano dos Santos, do curso de Matemática, falou sobre as apresentações realizadas na primeira Feira de Matemática do CETI Sinhá Carvalho, na qual foram apresentadas algumas das experiências desenvolvidas ao longo do período. “Toda a nossa equipe está aqui para demonstrar essas experiências para os alunos do Sinhá Carvalho”.
Assim, a feira de conhecimento matemático organizada pelos estudantes, reforça a importância da matemática no cotidiano, além das diversas maneiras de ser trabalhada. O evento mesclou criatividade e tecnologia, destacando o papel fundamental dos futuros professores que desenvolvem alternativas na educação como um meio de transformação social.
Vídeo da feira do conhecimento matemático: