Por Jésila Fontinele
Recentemente, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI), divulgou o resultado do edital 006/2024, responsável por apoiar projetos que visam fortalecer a pesquisa e a extensão universitária para impulsionar o desenvolvimento científico e social no estado. Nessa edição, o programa registrou um crescimento de 56% no número de projetos, onde a Universidade Estadual do Piauí (UESPI) foi a segunda instituição com o segundo maior número de aprovados.
Os projetos foram distribuídos em 11 territórios de desenvolvimento do estado, na qual a UESPI está presente em 7, com 2 projetos na área da agropecuária, 3 na educação, 2 na saúde, 2 na tecnologia da informação e 1 no meio ambiente.
A professora e pesquisadora Bárbara Olimpia, responsável pela equipe do laboratório de Leitura e Escrita Acadêmica do projeto Web LEIA, descreveu o edital da FAPEPI como inovador e importante pelo apoio aos projetos de extensão. “O edital visa fortalecer a integração entre pesquisa, extensão e ensino no âmbito das instituições de ensino superior. Ele fomenta bolsas para ações extensionistas, aquisição de equipamentos e também custeio, por isso, é um dos editais mais impactantes desse ano na FAPEPI, pois busca essa integração que é desafiadora, inclusive concedendo bolsas”, afirmou a professora. O projeto Web LEIA é a primeira plataforma institucional da UESPI voltada à orientação de escrita acadêmica, vinculada ao programa de pós-graduação em Letras e ao Laboratório de Leitura e Escrita Acadêmica.
A professora Bárbara comemorou a aprovação do projeto que obteve a maior nota final na área de tecnologia da informação com 8.6, no edital que obteve a submissão de 243 projetos, sendo ele um dos mais concorridos. “A gente concorreu em uma área muito concorrida, que foi inovação tecnológica vinculada ao ensino e aprovamos’’.
A professora Dra. Valdiléia Teixeira falou sobre a conquista com a aprovação do projeto CONHECIMENTO POPULAR À CIÊNCIA: O PODER DAS PLANTAS MEDICINAIS, que será desenvolvido na Horta Comunitária Professora Sinhá Borges. A professora ainda destacou a importância do edital de extensão. “Este recurso financeiro nos possibilita comprar itens para a execução do projeto, além de fomentar bolsas para os alunos participarem da iniciativa”. A horta é a fonte de sobrevivência de 43 famílias, que cultivam diversos tipos de plantas, garantindo alimentação de qualidade e geração de renda.
Além disso, o projeto também firmou parceria com o Programa de Pós-Graduação em Química, do qual a professora faz parte e conta com a seleção de 3 alunos, que serão bolsistas do projeto. “Disseminar a importância do saber científico no uso das plantas na medicina popular tradicional e seus aspectos socioeconômicos para os horticultores da horta em Teresina-PI” é um dos principais objetivos da iniciativa. A professora comemorou a aprovação com o segundo lugar no território de desenvolvimento ENTRE RIOS. “Sinto que estou evoluindo cada vez mais na minha carreira como pesquisadora. É um reconhecimento ao meu trabalho dentro da UESPI”, concluiu.
Projetos aprovados:
Carnaubais :
Pesquisador Romezio Alves Carvalho da Silva – Campo Maior – Agropecuária
Chapada das Mangabeiras :
Pesquisador Gleyson Vieira dos Santos -Corrente – Agropecuária
Cocais:
Pesquisador Anilton de Brito Vieira Filho -Piripiri – Educação
Entre Rios:
Pesquisadora Valdiléia Teixeira Uchôa -Teresina – Saúde
Pesquisadora Bárbara Olímpia Ramos de Melo -Teresina – Tecnologia da Informação
Planicíe Litorânea:
Pesquisadora Valdinar Bezerra dos Santos -Parnaíba – Meio Ambiente
Pesquisador Carlos Alberto Monteiro Falcão -Parnaíba – Saúde
Vale do Canidé:
Pesquisador Christopher Carlisson de Sousa Queiroz -Oeiras – Educação
Pesquisador Thiago Reisdorfer -Oeiras – Educação
Vale dos Rios Piauí e Itaueiras:
Stanley Braz de Oliveira -Floriano – Tecnologia da Informação
Para ter acesso alista de projetos aprovados acesse o site: https://www.fapepi.pi.gov.br/wp-content/uploads/2025/02/RESULTADO-FINAL-PAPE.pdf