Expectativas e emoção marcam o retorno às aulas da Uespi

Por Jesila Fontinele

As aulas na Universidade Estadual do Piauí (UESPI) tiveram início na quarta-feira (28), e o novo semestre foi marcado por uma série de atividades voltadas à integração dos novos alunos e à recepção calorosa de toda a comunidade acadêmica. Essas ações foram pensadas para celebrar o começo de mais uma jornada acadêmica e fortalecer o espírito de união entre os estudantes.

Tanto para calouros quanto para veteranos, o início de um semestre acadêmico é marcado por um misto de expectativas e ansiedade. Nesse contexto de transição e novas experiências, os estudantes compartilham suas expectativas em relação ao novo período, enquanto são recebidos com atividades de integração organizadas pelos cursos.

Hoje, dia 29 de agosto, no laboratório de artes, o professor de Educação Física, Galba Coelho, desempenhou um papel importante ao recepcionar os alunos com uma performance alegre e animada. Sua apresentação não só elevou o ânimo dos presentes, como também promoveu a interação entre calouros, veteranos e professores, criando um ambiente acolhedor e propício para o início do novo semestre.

Recepção de Educação Física

Além das palestras e informes, o teatro da UESPI ensaiou, com muita alegria e humor, uma peça na praça dos Bambus, no Torquato Neto, como uma forma de boas-vindas aos calouros e veteranos. A peça escolhida foi a comédia do autor Ariano Suassuna, que foi adaptada por Everton Moraes e dirigida por Norma Sueli.  A peça é sobre um senhor que possui um cofre em forma de porca, na qual guarda dinheiro ao longo de toda a sua vida, ele também tem uma filha e a história gira em torno da dúvida sobre qual é o seu maior tesouro: o dinheiro ou a filha.

Grupo de teatro da Uespi

Everton Moraes, responsável pela adaptação, também comentou sobre a obra e destacou o valor do clássico de 1957, assim como outras obras de Suassuna, como O Auto da Compadecida e A Pedra do Reino. “Esta é uma história sobre um homem avarento que possui uma porca, representando o material, e um santo, Santo Antônio, que simboliza os valores afetivos e familiares. Então, há todo um duelo sobre o que realmente importa, o que é um dos planos de fundo dessa comédia”, explicou.

Esses momentos de boas-vindas são fundamentais tanto para que os calouros se familiarizem com o ambiente universitário, quanto para os veteranos que retornam as atividades normais. Essas ações para os novos estudantes visa proporcionar uma transição suave para a vida universitária, ao criar um ambiente acolhedor que estimula o engajamento dos alunos desde o início de sua jornada acadêmica, com apresentações dos docentes e  funcionamento de cada curso.

Alguns depoimentos do primeiro dia:

Josi Luisa, caloura de biologia que participou do evento Bioconexão, falou sobre sua animação e alta expectativa depois da recepção. Ela também ressaltou o acolhimento dos professores.

Sara Rocha- Jornalismo

“Tenho altas expectativas para o início das aulas, principalmente pela melhoria na infraestrutura da universidade, que será muito benéfico para os alunos”, afirmou.

Maria Vitória- Biologia

Maria Eduarda – Fisioterapia