Evento online sobre “Inteligência artificial e pesquisa científica”

Por Clara Monte

Nesta quarta-feira (26), aconteceu o debate online “Inteligência artificial e pesquisa científica” para os alunos do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade.

De acordo com a organizadora, Izabel Herika, ela e o prof. Prof. Dr. Vinicius Alexandre da Silva Oliveira, são os  responsáveis pelo módulo de pesquisa da UESPI, que desenvolve o trabalho de conclusão de curso dos alunos do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade. Esse programa tem duração de dois anos e inclui a produção intelectual específica, como artigos e pesquisas.

“Pensamos em uma trilha de aprendizagem inovadora e crítica para esses alunos. O módulo foi aberto na semana passada, discutindo os problemas e objetivos de pesquisa. Para o segundo momento, focamos na pesquisa aliada à inteligência artificial. Sabemos que a IA é uma realidade mundial e é crucial que nós, pesquisadores, nos apropriemos dessas tecnologias para o avanço da ciência. Foi um debate muito interessante, escolhido com muito cuidado para abordar a temática de forma relevante”.

Para palestrar sobre o assunto, foi convidado o Prof. Franklin Oliveira Silva, que lidera o projeto de pesquisa “A PRODUÇÃO DE TEXTOS E A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: ANÁLISES À LUZ DA LINGUÍSTICA TEXTUAL”. Esse projeto é coordenado por ele, líder do grupo GETEXTO/UESPI e vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL-UESPI).

“A importância desse tema para os alunos e para a sociedade reside na urgência de discutir o uso da inteligência artificial na pesquisa e suas aplicações e desafios, especialmente na produção de textos. É fundamental abordar questões como plágio, autoria e ética no uso da inteligência artificial em diversos setores da sociedade. Esse debate é especialmente necessário na formação dos novos profissionais que irão trabalhar com essa nova tecnologia”.

Júlio César Paiva e Silva, Assistente Social Residente e aluno participante, considerou a experiência enriquecedora por proporcionar contato com diversos tipos de inteligência artificial e destacar seu potencial de mudanças futuras. Ele mencionou que o uso das IA como ferramentas de organização foi o aspecto mais impressionante, e a aula ensinou a obter resultados com comandos estratégicos.

“O impacto foi ótimo. Aprendemos como usar a inteligência artificial a nosso favor em termos de organização. Quando aplicamos isso na vida acadêmica e na pesquisa, é incrível. Com certeza, vou levar os conhecimentos adquiridos para os próximos trabalhos, o que vai me ajudar em planejamento, relatórios, organização, avaliação, captação e organização de dados, entre outros aspectos.”