Evento “Escrita como parte constituinte do ser humano e da(o) licenciada(o) em Ciências Sociais”

Por Clara Monte

Comunidade acadêmica do curso de Ciências Sociais da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) em parceria com o CCHL,  PREX e dos Núcleos de Pesquisa NICS e Nupecso, promovem o evento “Escrita como parte constituinte do ser humano e da(o) licenciada(o) em Ciências Sociais”. A ação acontece no dia 31 de outubro, às 17h, no Pátio do CCHL. O prazo final para realizar a inscrição é na próxima segunda-feira(30).

A oportunidade é um evento comemorativo em celebração dos 10 anos do Curso de Ciências Sociais da Universidade Estadual do Piauí (UESPI). O coordenador do curso, Bruno Mello, destaca que o evento será marcado por atividades significativas, incluindo o lançamento e apresentação de dois livros organizados por professores do curso, bem como palestras focadas na escrita acadêmica e na importância da saúde mental na trajetória acadêmica.

“A primeira dimensão de importância desse evento é a abordagem de um elemento crucial na vida acadêmica: a escrita. A escrita acadêmica muitas vezes suscita diversas dúvidas e preocupações entre os estudantes e o evento se propõe a desmitificar essa questão. Esclarecendo e oferecendo orientações sobre como escrever de maneira eficaz e coerente, o evento tem o potencial de fortalecer a confiança dos discentes em suas habilidades de escrita, preparando-os para desafios futuros na carreira acadêmica”.

Programação:

– 17h: Lançamento dos livros, com breve fala dos organizadores de cada um (Professores Roberto Rocha, Catarine Guimarães, e Bruno Mello pelos Diálogos Acadêmicos e Professor Luciano de Melo Sousa pelo Inquietudes Sociológicas)

– 17h30: “Escrita como parte constituinte do ser humano e da(o) licenciada(o) em Ciências Sociais”.
Palestras:
– Buscando inspiração para pensar o projeto (Prof. Me. Roberto Rocha- Ciências Sociais/UESPI)

– Boas práticas para a escrita do trabalho (Prof. Dr. Luciano de Melo Sousa- Ciências Sociais/UESPI)

– Sobre o momento da defesa de TCC (Prof. Dr. Bruno Mello Souza- Ciências Sociais/UESPI)

– A importância da saúde mental para o desenvolvimento da trajetória acadêmica e da escrita (Maria Joceirla Barbosa de Sousa Neta- Psicóloga da saúde do município de Monsenhor GIL, psicóloga da FMS)