Estudantes de Medicina realizam projeto de divulgação de informações sobre o SUS

Por Priscila Fernandes

Estudantes do curso de Medicina promovem ações através do Instagram com o intuito de orientar a população quanto à legislação, ao financiamento e à organização do Sistema Unificado de Saúde (SUS). O projeto de extensão “Saiba+ SUS” busca mobilizar as pessoas a não somente conhecerem mais a respeito do SUS e valorizá-lo, como também, quem sabe, despertar nelas o interesse em participar mais ativamente do seu controle social, integrando os conselhos de saúde e reivindicando melhorias para o sistema.

O Fergus Tomas, do 6º período de Medicina, é um dos estudantes que participa do projeto.  Segundo ele. o Brasil tem um dos maiores sistemas de saúde pública do mundo, entretanto apesar de ter sido criado há mais de 30 anos, estudos apontam que boa parte da população brasileira ainda desconhece muito a respeito do seu financiamento, acesso, cobertura e sistema de referências. “Então, nesse momento de pandemia que ficou tão evidente a importância do SUS, buscou-se por meio de um projeto de extensão divulgar informações que permitam a sua devida valorização”, disse.

Ele conta que a extensão surgiu a partir de uma observação dos alunos. “Em contato com o público nas nossas experiências práticas, ainda observávamos que as pessoas não tinham tanto conhecimento acerca do SUS, que é um sistema muito importante e que precisa ser valorizado, diante disso, idealizamos esse projeto”, acrescenta.

Perfil do projeto no Instagram

O público alvo é a população em geral de Teresina, usuários de serviço de saúde, estudantes, pessoas que terão acesso as redes sociais do projeto e também as que participarem dos momentos de palestras e exposições a serem realizados em locais públicos da cidade.

A professora Lucielma Salmito, Coordenadora do projeto, explica que os alunos extensionistas, que são 9 alunos do curso de Medicina, estudam o SUS em diversas disciplinas teóricas do curso e através do projeto aprofundam seus conhecimentos, identificam as dúvidas da população, que podem ser as suas próprias, e, produzem material didático, alimentando a rede social do projeto e interagindo com o público.

“O projeto permite que os alunos conheçam a fundo o SUS, interajam entre si e com o público e, atualmente, com a pandemia, em que tem sido tão importante a tecnologia, os alunos tem aprendido sobre produção de conteúdo digital, redes sociais, interatividade, e, além disso, habilidades sócioemocionais como resiliência e empatia. Enfim, tem desenvolvido inúmeras habilidades que serão essenciais para o seu exercício acadêmico e profissional”, aponta.

No Instagram, os alunos divulgam posts dinâmicos e informativos e tiram dúvidas da população em geral, confira no perfil @saiba.maissus.