Estão abertas as inscrições para o I Ciclo de Palestras em Computação

Por Vitor Gaspar

A turma do 2º bloco de Ciências da Computação da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) está promovendo o “I Ciclo de Palestras em Computação”, um evento que busca disseminar conhecimentos e fomentar a discussão sobre segurança da informação no campo tecnológico. Todas as pessoas interessadas sobre tecnologia podem participar.

As inscrições para a primeira palestra estão abertas e seguem disponíveis até 12/09 por meio do preenchimento de FORMULÁRIO ONLINE. O Ciclo vai acontecer ao longo de 10 semanas, sempre às terças-feiras, às 19h, e será realizado de forma online, garantindo certificado de participação para os inscritos de forma gratuita.

O evento é uma iniciativa da disciplina Atividade de Extensão e visa promover a informação e divulgação científica, além de compartilhar experiências e melhores práticas no campo das tecnologias da informação, com foco na segurança.

O professor da disciplina e coordenador da ação, Thiago Carvalho, afirma que a proposta além de proporcionar aos discentes a oportunidade de aprimorar suas habilidades de organização e trabalho em equipe, também marca o retorno do curso à realização de eventos de extensão depois de seis anos. “Estamos retomando essa tradição e reintroduzindo um evento que é essencial para fortalecer o ecossistema de Computação no estado do Piauí, o que representa um avanço significativo para nossa universidade”.

A proposta tem como finalidade criar um espaço de intercâmbio de conhecimentos, debates e conexões entre estudantes, professores e profissionais da área. Além disso, o ciclo promoverá a atualização sobre as tendências e desafios relacionados ao tema, fortalecendo o debate entre os estudantes e interessados em temáticas que envolvam tecnologia e computação.

Para o estudante Danilo Freire, que está liderando a organização das atividades, o Ciclo de Palestras representa muito mais do que apenas uma atividade acadêmica, sendo uma oportunidade para desenvolver novas habilidades, entender tendências atuais e expandir horizontes na área. Segundo ele, é também uma chance de aplicar conhecimentos em um contexto real de organização de eventos, proporcionando boas experiências para seu aprendizado.

“A importância deste evento vai além dos limites da universidade. As portas são abertas para a comunidade em geral, tornando todas as palestras acessíveis e gratuitas. Acredito que o conhecimento deve ser compartilhado e que todos devem ter a chance de explorar o mundo da Ciência da Computação e da Segurança da Informação”, destaca.

Convidados definidos:

12/09 – Camila Vilarinho (Cloud Security)

19/09 – Willian José Ferreira (ISO 27701)

03/10 – Neto Cunha (Perícia Forense Digital)

10/10 – Elmano Férrer Filho (Gerenciamento de riscos)

A organização informa que os convidados das outras semanas serão definidos nos próximos dias.