Está aberto o processo seletivo para participar da Liga Acadêmica de Saúde da População Negra

A Liga Acadêmica de Saúde da População Negra (LASPN) da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) torna público o Edital do processo seletivo para ingresso de acadêmicos de diversas áreas do conhecimento que sejam estudantes de IES localizadas em Teresina-PI.

Poderão se inscrever no processo seletivo para novos membros da LASPN estudantes devidamente matriculados(as) em qualquer curso superior que esteja matriculado(a), a partir do 1º bloco, sendo necessário ter pelo menos mais um ano de graduação pela frente, visto que o edital tem validade de 12 meses.

As atividades acontecerão quinzenalmente de forma híbrida ou presencial e serão realizadas às quintas-feiras, a partir das 19h, ou aos sábados a partir das 14h, sendo todos os links de acesso ao google meet ou materiais disponibilizados a partir do google ClassRoom. As atividades presenciais irão ocorrer no Centro de Ciências da Saúde da UESPI, localizado na Rua Olavo Bilac- 2335 – Centro (sul), ou em locais definidos com base no cronograma de atividades da Liga.

Serão ofertadas 30 vagas sem distinção de cursos ou IES, com carga horária total de 180 horas, sendo 70% das vagas destinadas a pessoas negras (pretas e pardas) ou indígenas e 30% para ampla concorrência.

Inscrição

As inscrições já estão abertas e acontecem até o dia 06 deste mês através do preenchimento do formulário online.

O processo seletivo será composto apenas por uma etapa: a análise do Formulário de Inscrição.

Após essas etapas, a LASPN, irá divulgar a lista dos(as) candidatos(as) aprovados(as) por meio de um post no perfil do Instagram da Liga no dia 09 deste mês.

Sobre a Liga:

A Liga Acadêmica Transdisciplinar em Saúde da População Negra nasceu em vista da necessidade do aprendizado e debate sobre os agravantes em saúde bem como as barreiras em acesso à saúde por parte dessa população e como forma de combate ao racismo estrutural e institucional, principalmente no ponto do cuidado prestado por parte dos profissionais de saúde. As atividades das Ligas têm como objetivo levar os discentes ao encontro da realidade social da população com a qual se convive, podendo instigar nele o senso crítico e a pró-atividade em atuar junto a essa como um agente transformador e atuante do processo saúde-doença.