Encontro de Formação – Piauí acontece amanhã (12) no canal do Youtube da UESPI

Por Vitor Manoel

O Encontro de Formação Piauí com o tema “Relato de prática: fazer, dizer, transformar”, no dia 12 de abril às 15h, de forma virtual com transmissão do canal no Youtube da Uespioficial. A live acontece em parceria com a Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC), Ministério da Educação (MEC), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).

A formação será ministrada pela docente formadora da Olimpíada de Língua Portuguesa Prof. Dra. Shirlei Marly Alves da Universidade Estadual do Piauí (UESPI). O evento faz parte da Olimpíada de Língua Portuguesa e do Programa Escrevendo o Futuro do Ministério da Educação e a live é parte da programação de formação de professores das escolas públicas. O principal objetivo é de discutir a escrita do gênero relato de prática pelos professores, como uma estratégia para registrar e refletir sobre as práticas pedagógicas com o foco voltado para o ensino de Língua Portuguesa.

A formação que está sendo ofertada, no dia 12 será focada no relato de prática dos professores que vivem um processo de formação continuada. Segundo a docente formadora, professora Shirlei Marly o programa visa promover uma melhoria da qualidade das práticas de ensino, de leitura e escrita nas salas de aula da educação básica, especificamente na área de Língua Portuguesa. Ela explica que apesar do nome olimpíada estar inserido no programa isso não significa que isso se trata apenas de um concurso ou de uma competição.

“Esse é um amplo programa de formação de professores, no seio do qual se insere também um concurso de textos. Desde a edição passada em 2021, a Olimpíada vem dando realce aos relatos de prática produzidos pelos professores, a partir de suas ações pedagógicas, de suas reflexões em um grande partilhamento de conhecimento e saberes entre os professores, então observando a importância desse registro, dessas reflexões que os professores possam fazer a partir desse gênero textual é que em todo o Brasil, a rede de ancoragem da olimpíada promove essa formação”, comenta a docente.

Segundo uma das participantes do evento, a professora Patrícia Calheta no primeiro encontro formativo do Piauí, todos os professores e professoras terão a singular oportunidade de compreender o gênero relato de prática, no contexto do Programa Escrevendo o Futuro, e as ações previstas para 2022. Ela entende que por meio de discussões e experiências, será destacado aspectos do relato e seu potencial para a prática em sala de aula.

“O relato de prática é um texto reflexivo sobre as vivências de cada docente com sua turma de estudantes e, nesse sentido, participar da formação ampliará o olhar do professor sobre as experiências pedagógicas, com vistas à análise de fragilidades e fortalezas do processo. Ao produzir esse relato, a análise do vivido promoverá uma condição mais qualificada de ação e de reflexão. É fundamental fortalecer boas práticas e ressignificar modos de promover a construção de conhecimentos e, por isso, a formação merece todo destaque”, comenta a professora.

O programa inicia em nível estadual nesse mês de abril com futuros encontros regionais programados para os meses de maio, junho e no segundo semestre em outubro. A live terá duração de duas horas e para os organizadores é uma oportunidade imperdível para quem busca fortalecer o fazer pedagógico. Acompanhe através do canal no Youtube da UESPI.