Encontro da UESPI debate a atuação do profissional de Educação Física na sociedade

Por João Pedro Nunes

Teve início na terça-feira (26), às 19h, o VIII Encontro de Educação Física da UESPI. Na primeira noite, foram realizadas duas palestras, que contaram com a presença de estudantes de Educação Física da UESPI e de outras instituições de ensino.

Estudantes do curso de outras instituições participaram do evento

O evento tem como tema a “Atuação do profissional de educação física na sociedade” e está sendo realizado no anexo da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), no bairro Junco, em Picos.

O primeiro palestrante da noite foi Denis Costa, professor da UESPI e da Unopar Anhanguera, que apresentou o tema: Empreendedorismo e Marketing na Educação Física. “Eventos como este vão formar o real profissional para o ambiente de trabalho, porque podemos apresentar  exatamente como o mercado está funcionando”, afirmou o palestrante.

Em seguida, o também professor da UESPI, Glauber Castelo Branco palestrou sobre “O treinamento esportivo em atletas de alto rendimento“.

A professora Edênia Barros, coordenadora do curso de Educação Física da UESPI, explicou que o evento busca apresentar uma nova perspectiva sobre a atuação dos profissionais da área na sociedade. “Muito se fala de Educação Física na Educação, na saúde, porém falta despertar na população onde realmente este profissional está”, afirmou.

Diretora do campus participou da solenidade de abertura

A Diretora do Campus Picos da UESPI, Profa. Mariluska Macedo, ressaltou que o evento representa um avanço na área da Educação Física. “A união entre docentes e discentes nos faz acreditar que temos mudanças para o melhor”.

Raul Oliveira, estudante do 5º semestre de Educação Física na UESPI, afirmou que um dos objetivos do Encontro é desmistificar o profissional de Educação Física. “Tentamos mostrar uma parte mais ampla daquilo que a Educação Física proporciona”.

O evento também contou com a presença de estudantes de outras instituições de ensino superior. Riquele Brandão, estudante da Unopar, destacou que o Encontro é uma experiência enriquecedora. “Um evento que trará muitos frutos, novas experiências e a oportunidade de conhecer novas pessoas, uma integração entre os estudantes do curso”, afirmou.