Empoderamento Acadêmico: a jornada da mulher estudante com Luciana Alexandre de Sousa

Por Ana Raquel Costa

A campanha “Vozes plurais: Mulheres na UESPI” entrevista a egressa Luciana Alexandre de Sousa. Graduada em Administração pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI) através da Universidade Aberta do Piauí (UAPI).

Luciana Alexandre de Sousa, graduada em Administração pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI) através da Universidade Aberta do Piauí (UAPI).

Luciana começou sua jornada na graduação aos 38 anos conciliando com a preparação para concursos e suas demais atividades pessoais. Atualmente, ela é graduada e recentemente alcançou uma conquista considerável em sua trajetória profissional: foi aprovada em primeiro lugar na prova objetiva do concurso da Assembleia Legislativa do Piauí (ALEPI) para o cargo de Técnico Legislativo Administrativo de nível médio, na reserva de vagas para candidatos na condição de pessoas com deficiência (PCD).

Luciana Alexandre de Sousa, com seus colegas de curso no dia da Colação de Grau em Separado presencial no campus Poeta Torquato Neto em Teresina.

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua 2022), no Piauí, as mulheres apresentam um número de anos de estudos superior ao dos homens. Assim, elas têm em média 9,1 anos de estudo e os homens, 8,1 anos. Nesta entrevista, a egressa nos conta sobre sua trajetória acadêmica, a conciliação dos estudos com as demais áreas de sua vida e os desafios de continuar se aperfeiçoando.

ASCOM: Recentemente, você conquistou o primeiro lugar na prova objetiva do Concurso da Assembleia Legislativa do Piauí. Como foi sua jornada acadêmica e quais foram os principais desafios que você enfrentou ao longo do caminho?

Luciana de Sousa: Minha vida acadêmica foi bem difícil, porque tinha que conciliar os estudos da graduação, família e a minha preparação para concursos. Meu grande desafio foi a gestão do tempo. Iniciei meu curso de Administração aos 38 anos, havia parado de estudar fazia uns 10 anos. Quando vi o anúncio na TV enxerguei a oportunidade de fazer uma graduação e voltar a estudar para me profissionalizar.  Fiz o vestibular, consegui ser aprovada, fiz a matrícula e comecei minha jornada na UAPI-UESPI. Nesse mesmo período, iniciei meus estudos para concursos, dividindo meu tempo para o curso, família e estudar para concursos, onde me dedicava cerca de 5 horas diárias. Foram momentos de muita persistência e dedicação. Segui firme para alcançar meus objetivos.

ASCOM: Para você, qual é a importância da Educação na vida de uma mulher, especialmente no contexto do Dia Internacional da Mulher?

Luciana de Sousa: Para mim, a Educação é muito relevante na vida da mulher. Eu acredito que, por meio do conhecimento, as mulheres têm a oportunidade de adquirir habilidades e confiança para se tornarem agentes de mudanças em suas vidas.

ASCOM: Luciana, você é egressa da UAPI, certo? Você pode compartilhar uma experiência particularmente inspiradora e desafiadora que teve durante seus estudos? Como você equilibrou suas responsabilidades acadêmicas com outros aspectos de sua vida pessoal e profissional?

Luciana de Sousa: A experiência mais desafiadora durante o curso foi adaptação às novas tecnologias, porque eu não tinha muita habilidade com informática, mas não desanimei e superei as dificuldades que surgiam durante todo o curso. Não foi fácil equilibrar a vida pessoal com a profissional. Sou casada e tenho três filhas, então dividia meu tempo entre estudar e cuidar das tarefas domésticas, ou seja, enfrentava uma carga dupla de trabalho. No entanto, minha família sempre me apoiou, o que tornou tudo mais fácil.

ASCOM: Luciana, quais são suas perspectivas sobre a representatividade feminina no meio acadêmico e em áreas tradicionalmente dominadas por homens? Quais conselhos você daria para mulheres jovens que desejam seguir uma carreira acadêmica?

Luciana de Sousa: As mulheres já conquistaram importantes papéis após grandes lutas e reivindicações. Passaram a ter representatividade em diversos lugares que antes não se via, como empresas, políticas e esportes. Minhas perspectivas são de que elas ocupem ainda mais espaço no mercado de trabalho. Meu conselho é que as mulheres iniciem sua vida acadêmica o quanto antes, nunca desistam de seus sonhos, sejam persistentes e resilientes, mesmo que obstáculos apareçam pelo caminho.

ASCOM: Como você acredita que a educação pode ser uma ferramenta para capacitar as mulheres e promover a igualdade de gênero?

Luciana de Sousa: Na minha perspectiva, a educação abre caminhos e reflete na autoestima da mulher, na convivência e nos relacionamentos futuros, impactando de forma positiva em suas vidas. Elas se sentem mais seguras e esclarecidas para lutar pelos seus direitos ao adquirirem conhecimento.

ASCOM: Por fim, como você vê o impacto das mulheres na academia em termos de contribuições para o progresso da sociedade como um todo?

Luciana de Sousa: A presença da mulher nas universidades e no mercado de trabalho está cada dia mais forte, e a tendência é só aumentar. Elas esbanjam competência e profissionalismo, passando a ocupar cargos de liderança. Apesar dos desafios que ainda são muitos, elas seguem firmes na luta pelos seus direitos, provando que o lugar da mulher é onde ela quiser.