Egresso da UAPI é aprovado em Mestrado Profissional em Administração Pública

Por Ana Raquel Costa

A Universidade Aberta do Piauí (UAPI) celebra mais uma conquista de seus discentes e egressos. Recentemente, o estudante João Pedro de Lima Oliveira, do curso de graduação em Administração Pública foi aprovado no mestrado profissional em Administração Pública na Universidade de Brasília (UNB), localizada na capital do país.

O egresso da UAPI destaca que a verdadeira satisfação virá quando ele estiver cursando o mestrado. “Estou parcialmente feliz. Ficarei totalmente feliz quando estiver lá, cursando, pois aí sim será a concretização de um sonho: poder estar em uma das melhores instituições do Brasil”, afirmou João Pedro.

Ao falar sobre sua escolha pela área de Administração Pública, ele destacou o interesse por políticas públicas e a identificação com o setor, onde já atua há algum tempo. “A escolha se deu devido à identificação com a área, na qual estou inserido há algum tempo, e ao desejo de buscar melhores práticas para a administração pública”, explicou.

A jornada até a aprovação, no entanto, não foi fácil. O estudante relembra os desafios enfrentados durante a graduação, especialmente a distância entre sua residência, em Teresina-PI, e o polo da UAPI em Ipiranga do Piauí. “O maior desafio foi morar em Teresina-PI, enquanto meu polo era em Ipiranga do Piauí, e ter que estar presencialmente nos encontros. A distância e o cansaço físico foram grandes obstáculos”, comentou.

Apesar das dificuldades, ele destaca a importância da UAPI na sua formação. “A UAPI me preparou academicamente e profissionalmente, proporcionando uma base sólida de conhecimentos e habilidades que serão fundamentais para meu sucesso no mestrado na UNB”, afirmou. Ele também fez questão de agradecer ao professor Marcus Sousa, à Coordenadora Geral da UAPI, Professora Ana Angélica Costa e à Coordenadora do Curso de Administração da segunda etapa, Professora Laura Melo, que o motivaram e proporcionaram experiências enriquecedoras ao longo da graduação.

Durante seu tempo na UAPI, o aluno conquistou importantes marcos, como a participação no colegiado do curso durante três anos como representante discente da UAPI 2 e a aprovação no seletivo de estagiário do Ministério Público do Estado do Piauí, o que abriu portas para seu emprego atual.

Com grandes expectativas e objetivos, o aluno vê no mestrado uma oportunidade de aprofundar seus conhecimentos e desenvolver habilidades que possam contribuir de maneira significativa para o campo das políticas públicas. “Pretendo desenvolver habilidades avançadas de pesquisa, que me capacitem a analisar e propor soluções inovadoras para os desafios enfrentados pelas organizações públicas e logo em seguida cursar Doutorado”, disse.

Ele também compartilhou seus planos para o futuro, enfatizando o desejo de implementar melhores práticas na administração pública. “Meu objetivo com a finalização do mestrado é utilizar os conhecimentos adquiridos para promover eficiência, transparência e inclusão no meu ambiente de trabalho.”

Por fim, o aluno deixou uma mensagem de incentivo para outros estudantes que desejam seguir um caminho semelhante. “Acreditem no próprio potencial e persistam mesmo diante das dificuldades. O caminho pode ser desafiador, mas com dedicação, planejamento e paixão pelo que se faz, é possível alcançar grandes conquistas. Lembrem-se: persistência, força de vontade e confiar em si mesmo são essenciais para o sucesso.”

Essa conquista é mais uma prova do compromisso da UAPI em formar profissionais qualificados e preparados para enfrentar os desafios do mercado de trabalho e contribuir para o desenvolvimento da administração pública no Brasil.