Eduespi conta com novos livros publicados: História, cidades e memória

Por Jésila Fontinele

Foi publicada a coletânea “História, Cidades e Memória” resultado da colaboração de historiadores fascinados pelo estudo das cidades. Desde o início das pesquisas até a publicação, foram quatro anos de trabalho iniciado em dezembro de 2020, com a formação do Grupo de Trabalho Estadual História, Cidades e Memória, com o objetivo de compartilhar e aprofundar conhecimentos sobre a temática. Para liderar o grupo, foram escolhidos os professores Dr. Raimundo Nonato Lima dos Santos, da Universidade Federal do Piauí, e a professora Lêda Rodrigues Vieira, da Universidade Estadual do Piauí.

Coletânea História, cidades e memória

O livro está disponível em formato digital no site da editora EDUESPI e reúne trabalhos de pesquisadores de todo o país na qual aborda questões sociais, culturais e políticas relacionadas ao patrimônio em diversos contextos temporais e espaciais que contribuem significativamente para a formação de novos pesquisadores pelos trabalhos desenvolvidos e disponibilizados gratuitamente.

A obra é dividida em três partes principais, a primeira parte, “Cidade, Cultura e Sociabilidades” são exploradas cidades como Parnaíba, Picos e Teresina, no Piauí. A segunda parte, “Cidade e Patrimônio”, traz relatos históricos de cidades piauienses, como Luís Correia, Parnaíba, Luzilândia e Teresina, bem como uma análise da cidade de Rio Grande, no Rio Grande do Sul e por fim, “Cidade, Memória e Modernização”, com histórias de cidades do Norte e Nordeste brasileiro, como Rio Branco (AC), Fortaleza (CE), Cajazeiras (PB) e Ilhéus (BA).

“Reais ou imaginárias, concretas ou sensíveis, vivas ou mortas, elas deixam seus registros, suas representações e seus resquícios que podem ser percebidos em múltiplos locais tanto pelo historiador quanto por pesquisadores de áreas afins. Um desses locais é a memória, onde o ser humano guarda suas vivências, suas emoções, suas interações com os espaços e com outras gentes”.  Disse os professores organizadores sobre o contexto estudado, além de se referirem as cidades como fascinante.

O diretor da editora EDUESPI, Prof. Marcelo de Sousa, pontuou que o livro é um grande exemplo do que a editora da universidade faz pelos seus pesquisadores, com o intuito de aproximar as pesquisas realizadas na universidade do público leitor, por meio da editora, onde o processo de publicação e distribuição principalmente através de e-books é facilitado. “A editora tem tido uma excelente receptividade, temos recebido um ótimo feedback dos professores, que estão muito satisfeitos não só com o resultado das publicações, mas com o acesso a elas, graças à leitura do que está sendo publicado pela Universidade Estadual do Piauí”.

Além dos professores Lêda Rodrigues e Raimundo Nonato, fazem parte do GT os pesquisadores Francisco Alcides do Nascimento, Werton Francisco Rios da Costa Sobrinho, Camila Carvalho Moura Fé, Ana Ester de Matos Silva, Amanda Sousa Rodrigues, Jessilane de Sousa Pereira, Iasmim Ibiapino Alves, Tatiane Carvalho da Silva e Nayara Gonçalves de Sousa.

A profa. Lêda Rodrigues é líder do Núcleo de Pesquisas e estudos em Cidade, Memória e Patrimônio (NUPECIMP), juntamente com o professor Dr. Felipe Ribeiro que desenvolve reuniões e trabalhos dentro do contexto, a professora falou que é pesquisadora do núcleo e desenvolve sobre o tema, além de ter artigo publicado. A dição que está em andamento é a Revista de história da UEG, Universidade Estadual de Goiás, a edição vai ser publicada em janeiro de 2025, porém recebe trabalhos até dia 30 de setembro.

Revista de história da UEG em andamento

Para mais informações sobre o recebimento dos trabalhos para a próxima edição acesse o site: https://linktr.ee/nupecimp

Site da EDUESPI para ter acesso aos livros e lançamentos: https://editora.uespi.br/index.php/editora