Edital da UESPI oferece oportunidades para 1.200 monitores em diversas disciplinas

Por Clara Monte

A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) anunciou o edital para seleção de 1.200 monitores em diversas disciplinas dos cursos regulares da instituição. Os estudantes interessados devem consultar o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) e seguir as instruções para a inscrição, que estará aberta no período de 15 a 20/01/2024.

O sistema de monitoria apresenta duas categorias: 600 vagas remuneradas e 600 vagas não remuneradas. Na primeira categoria, os monitores recebem uma bolsa, cujo pagamento está sujeito à confirmação da regularidade de sua presença.
Por outro lado, na segunda modalidade, os estudantes desempenham a função de monitor de maneira voluntária, exclusivamente com propósitos acadêmicos, sem a obtenção de recursos financeiros.

Conforme a Profa. Josiane Silva Araújo, Pró-reitora Adjunta da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Preg), é fundamental que os candidatos atentem-se aos detalhes do edital para evitar contratempos durante o processo de inscrição e seleção. “Os selecionados para o Programa de Monitoria Remunerada não podem estar recebendo bolsa PIBIC, PIBID, PIBEU, PET, RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA ou de qualquer outro programa mantido pela CAPES ou pela própria instituição de ensino (com exceção das bolsas de auxílio alimentação e auxílio moradia). É permitida a acumulação com bolsas provenientes de outros órgãos e entidades conveniadas, desde que sejam observadas as particularidades e a legislação pertinente a cada modalidade de bolsa”.

REQUISITOS

Podem realizar a inscrição para o programa de monitoria, tanto remunerada quanto não remunerada, os estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação, na modalidade presencial ou à distância, que atendam aos seguintes critérios: estar matriculado a partir do 2º bloco em um curso de graduação da UESPI; ser aprovado em uma seleção na disciplina objeto da monitoria; ter cursado a disciplina para a qual está se candidatando ou uma disciplina equivalente, com aproveitamento igual ou superior a 7,5.

Estudantes que tenham obtido crédito concedido (CC) também podem se inscrever no programa de monitoria, apresentando à coordenação do curso o histórico escolar que comprova a dispensa da disciplina, contendo uma média mínima de 7,5.

Para mais informações acesse o Edital