UESPI

Brasao_da_UESPI.512x512-SEMFUNDO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ

Governo-do-Piauí-2023_300X129

“Ecossocialismo e a luta contra as mudanças climáticas”

Por Giovana Andrade

O Grupo de Pesquisa e Extensão Esperança Garcia, juntamente com o Coletivo RUA e o ECOAR (Juventude Ecossocialista), estão desenvolvendo o evento intitulado “Ecossocialismo e a luta contra as mudanças climáticas“, a partir das 19 horas, de hoje. O evento é gratuito, online e oferece certificado de 2 horas/aula.

Os palestrantes para o evento são Gabriel Augusto, professor de Geografia, atualmente realizando pós-graduação na UFPE,  e  Gabrielly Kayane Damasceno,  estudante do 7º período do curso de História na Universidade Federal do Piauí – CSHNB. Respectivamente, ele é militante no movimento sindical da educação e foi um dos membros fundadores do Ecoar-Juventude Ecossocialista, onde continua desempenhando um papel ativo; e a discente ocupa o cargo de Diretora de formação política do Cahis e faz parte do coletivo Rua Juventude Anticapitalista.

Segundo o professor Elvis Marques, organizador do evento, este é um desdobramento do Programa Institucional de Bolsas em Extensão Universitária (PIBEU) desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa Esperança e Garcia. O evento terá um foco na educação em direitos humanos. “Nesta ocasião, estaremos abordando a educação ambiental direcionada ao ecossocialismo e explorando como é possível combater as mudanças climáticas causadas por ações antrópicas. Isso inclui ações provocadas pelo ser humano em atividades de um capitalismo predatório, como desmatamento, atividades extrativistas (tanto vegetal quanto mineral) que causam grandes impactos na natureza, e outras ações que resultam em danos ambientais irreversíveis”.

O professor também destaca que, atualmente, estamos vivenciando um período no qual especialistas alertam que não estamos mais lidando apenas com o aquecimento global, mas sim com uma “ebulição global”. Isso significa que a média da temperatura da Terra está aumentando em um ritmo muito mais acelerado do que as previsões iniciais indicavam. Isso se deve principalmente às ações humanas em um contexto de capitalismo predatório.

Inscrições

As inscrições acontecem até hoje e abrangem toda a comunidade interna e externa e o link para participar do evento será enviado para o e-mail fornecido no momento da inscrição.