Divulgação: Sead lança programa para que servidores possam atuar como instrutores de cursos da Escola de Governo

Divulgação

A Secretaria da Administração (Sead), por meio da Escola de Governo (Egepi), lança o programa Servidor-Instrutor com o objetivo de oportunizar que os servidores com perfil de docência e experiência nas práticas de administração possam atuar como professores e facilitadores nos cursos promovidos pela escola.

De acordo com o diretor da Escola de Gestores, Carlos Alberto Moura, os servidores interessados podem cadastrar seus currículos no site da Egepi, no seguinte endereço: https://escoladegoverno.pi.gov.br/programa-servidor-instrutor/. A ideia é que os cursos organizados pela escola possam ser ministrados pelos próprios servidores que possuem a formação adequada. O programa é voltado apenas para servidores estaduais.

“Nós sabemos que o Governo do Estado conta com profissionais altamente qualificados, que podem ser muito úteis na execução dos cursos e aperfeiçoamentos da escola. Dessa forma é possível fazer um mapeamento destes talentos, ao invés de chamarmos pessoas de fora, para que possamos aproveitar de forma remunerada esses servidores como instrutores em nossas formações. Faremos um grande banco de currículos com esse programa, que tem um impacto muito positivo, pois funciona como uma forma de valorização do servidor”, explicou Carlos Alberto Moura.

O diretor destaca ainda que essa é uma forma de estimular o potencial dos servidores. “A essência do Programa Servidor-Instrutor é atuar na promoção da formação contínua, conectando servidores experientes à Escola de Governo, onde os mesmos podem compartilhar suas habilidades e experiências. Esses instrutores capacitam outros servidores, enriquecendo a capacidade técnica e promovendo a excelência no serviço público”, afirmou.

Para Naiara Moraes, diretora de Formação Profissional dos Servidores, essa é uma grande oportunidade para os profissionais qualificados que o Governo do Estado tem. Os servidores altamente qualificados podem sim ministrar cursos para outros servidores replicando não só conhecimentos técnicos, como boas práticas, tudo que é importante para solucionar problemas práticos da administração pública. Estamos dando cumprimento com o objetivo de tornar a prestação de serviço cada vez mais ágil e com mais qualidade para a população.”