Discentes do curso de ciências sociais realizam atividade em prol da campanha Setembro Amarelo

Por João Fernandes

Com o objetivo de incentivar a conversa e conscientizar à comunidade acadêmica sobre a temática do suicídio, a turma do primeiro período do curso de Ciências Sociais, campus Poeta Torquato Neto, está promovendo uma serie de ações sobre a saúde mental e  prevenção ao suicídio.

O grupo espera conscientizar a comunidade acadêmica sobre a temática do suicídio

Inicialmente, os discentes fizeram uma abertura simbólica com um vídeo sobre a origem do Setembro Amarelo, na ocasião, toda a turma foi estimulada a se vestir com uma peça de roupa da cor amarela. Na última segunda-feira (12), os alunos preparam uma “caixa do elogio”. Essa iniciativa teve como objetivo estimular o cotidiano das relações e buscar refletir sobre a importância de tecermos elogios como uma forma de reconhecer  a importância do outro em nossos processos de existência.

Segundo os organizadores, todas as ações foram articuladas para gerar acessibilidade informativas sobre a abordagem do setembro amarelo e de serviços disponibilizados pela UESPI, através do atendimento clínico, mediante a rede de psicólogos da instituição e outras formas que possam assegurar e ampliar a cultura de cuidado no ambiente acadêmico.

Para Jean Michel Alves, discente do primeiro período, as ações são pertinentes para nossa comunidade acadêmica já que mobiliza os estudantes universitários a serem agentes multiplicadores nesse processo de informação sobre o papel das instituições e da sociedade quando se busca refletir sobre à abordagem referente da prevenção ao suicídio.

“Acreditamos que pequenos gestos neste tempo tão frenético, iniciativas como essas que visam o comprometido de valorizar a nossa importância nesta vida, seremos capazes de ressignificar o valor da vida mesmo  quando somos desafiados pelas  tempestades da nossa existência. E a atividade em alusão ao setembro amarelo é para reconhecer o valor da nossa importância nesta vida”, comenta o aluno.

João Francisco da Silva definiu estas primeiras ações como “reconfortantes” já que os encontros buscam criar um espaço compartilhado para conscientização e reflexão sobre o sentido da vida. “Sou novo na turma. Então, a iniciativa foi importante para estreitar laços com a turma. Recebi abraços calorosos, carinhosos e reconfortantes e pude mostrar o quanto eles são especiais para mim. Saí de lá com a sensação de leveza”, comentou o aluno.

O  grupo pretende ainda fomentar as pesquisas e a construção de subsídios que possam ser processos de intervenção acadêmica nos espaços de diálogos que visam a construção de políticas públicas.

Próximas ações da Turma

Para a terceira semana de setembro, a turma está organizando uma paródia em alusão ao setembro amarelo para ser compartilhada com outros alunos.  Na última semana do mês, o grupo está preparando uma pequena roda de conversa com as psicólogas da instituição para dialogar sobre as redes de apoio.