Discentes da UESPI realizam Enade

Por Henrique/ Orientação: Profa. Sammara Jericó

Neste último domingo (26), discentes da UESPI tiveram a oportunidade de realizar a prova do exame nacional de desempenho dos estudantes (ENADE), totalizando 358 inscritos. Os estudantes da UESPI estão tendo a oportunidade de se prepararem para a avaliação através do Programa Conecta ENADE da Universidade Estadual do Piauí.

Professores do Programa organizaram estrutura e suporte presencial para os estudantes que iriam realizar a prova

O exame trata-se de uma prova escrita aplicada anualmente usada para avaliação dos cursos de ensino superior brasileiros. A aplicação da prova é de responsabilidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Foram no total 16 cursos, com 6 campus e 3 centros de estudantes participantes do Enade 2023. UESPI registrou uma participação de alunos quase na sua totalidade, considerando uma evasão de 2%.

Os cursos avaliados foram Engenharia Agronômica, Zootecnia, Engenharia Elétrica, Engenharia Civil, Enfermagem, Fisioterapia, Medicina e Odontologia. Na UESPI, os alunos têm tido a oportunidade de se preparar para a avaliação Através do Programa Conecta ENADE, de iniciativa da Reitoria e da Vice-Reitoria, representados com o objetivo de avaliar e acompanhar o processo de aprendizagem e o desempenho acadêmico dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos, previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação, de modo a atender aos ciclos do Enade e ao Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES).

De acordo com a professora Márcia Edilene, Coordenadora institucional do programa, a segunda edição do Conecta Enade auxíliou  os concluintes dos Cursos de saúde  e das engenharias. “O que podemos presenciar, ontem, em todos os campim da nossa Uespi, foi um compromisso  do  nosso aluno com a prova Enade. Os nossos alunos às  11h já começaram  a chegar nos nossos pontos de acolhimento e antes  das 13h todos já tinham se dirigido às salas de aplicação das provas.  O testemunho,  após resolução  das provas, foi de elogio e satisfação para  com as questões  da prova”.

Alguns professores e coordenadores realizaram no dia da prova uma ação com estrutura e suporte presencial para aqueles que iriam realizar a prova, através de orientações psicológicas e acessórios, desde kits e lanches que foram distribuídos no local. Segundo a professora de psicologia Nadja Sousa, todo o suporte demonstra a preocupação e o cuidado para aquele aluno que está passando por uma etapa importante na vida acadêmica.

Ação contou com a distribuição de lanches, kits para realizar a prova e suporte psicológico

“Os nossos alunos já possuem uma rotina de atividades muito pesada, estudam bastante, e pensando nisso, nós professores decidimos criar uma estrutura que pudesse proporcionar o mínimo de conforto e suporte psicológico para os estudantes executarem a prova, com canetas, água e kits de lanches. Uma estrutura que de fato demonstre uma preocupação e cuidado. ”

A professora Artemaria, Diretora do Centro de Tecnologia e Urbanismo- CTU, juntamente com as coordenadoras dos cursos de Engenharia civil e Elétrica, prof. Margarita Gil e Daniele Queiroz, estiveram também com a equipe da UESPI no ponto de aplicação das provas do Enade. Alguns alunos relataram sua experiência com a aplicação da prova, como é o caso da Ana Clara, do 12° período de Medicina, que realizou a prova neste domingo.

“Achei o Conecta Enade super necessário! Foi um momento de acolhimento muito importante pra gente. Me senti bem tranquila com a prova depois de todas as orientações e todo cuidado que tiveram. Acho que a UESPI mostrou que se preocupa com seus alunos! A profa Samylla, o Dr Miguel e a profa Luciana foram essenciais nesse processo de organização pro ENADE no curso de Medicina! Agradeço muito a eles!”

Conforme o edital N° 37 de 25 de maio de 2023 que normatiza o exame nacional de desempenho dos estudantes (ENADE) anexo III (critérios para o deferimento de dispensa de prova)

Quais o procedimentos para aqueles alunos que não participaram do exame?

Para aqueles que não puderam comparecer no dia da aplicação da prova, segue algumas orientações que devem ser feitas pelo aluno que se enquadram nos requisitos:

Solicitar pelo sistema Enade a coordenação do curso a sua dispensa, de 4 de janeiro até o dia 20 de fevereiro de 2024. Caso seja indeferido, solicitar no mesmo período a dispensa junto ao INEP (Instituto nacional de estudos e pesquisas educacionais Anísio Teixeira). Está disponível o relatório de regularidade dos alunos inscritos no Enade 2023, conforme edital, dia 4 de janeiro de 2024.