Diplomata dá uma palestra promovida pela Coordenação de Relações Internacionais da UESPI

Por Clara Monte

A palestra “Convite à carreira Diplomática” foi ministrada pela Diplomata Dandara Miranda Teixeira de Lima, Terceira-Secretária no Instituto Rio Branco. O momento realizou-se no Auditório do Campus Clóvis Moura em Teresina, ontem, 01 de Junho.

A oportunidade integra uma campanha do Ministério das Relações Exteriores para estimular o conhecimento sobre a carreira nas universidades brasileiras. O intuito foi oferecer aos estudantes informações valiosas sobre a carreira, suas possibilidades e oportunidades. O Instituto Rio Branco, uma autarquia vinculada ao Ministério das Relações Exteriores, é responsável pela formação dos diplomatas brasileiros e é reconhecido mundialmente como uma das melhores academias diplomáticas do mundo. Ele é também a instituição mais antiga de formação governamental do país e a terceira mais antiga do mundo em formação desse tipo.

Palestra “Convite à carreira Diplomática”

A Diplomata Dandara Miranda Teixeira de Lima conta que  buscou, primeiramente, falar sobre sua trajetória de carreira e profissão. A Diplomata ainda destacou que seu principal intuito foi aproximar os alunos da ideia que é algo possível e pode acontecer com eles também, mas reforçou que a carreira exisge dedicação nos estudos.

“Eu lembro que quando eu era a estudante, sentia uma falta muito grande de estar próxima e ver um diplomata maranhense ou nordestino que me ajudasse a me visualizar naquela profissão. Assim, acho de extrema importância a questão da representatividade dentro de um ambiente acadêmico, podendo  incentivar os alunos a seguirem na carreira”, finaliza.

Visita na Reitoria da UESPI

Antes da palestra, a Diplomata Dandara Miranda Teixeira de Lima visitou a Reitoria da UESPI, no campus Poeta Torquato Neto. O momento serviu para ela receber as boas vindas pelo Vice-reitor da Universidade, prof. Dr. Jesus Abreu, além de outros membros da Administração e da Coordenação de Relações Internacionais (CRI).

Na conversa, discutiram sobre a importância do debate da diplomacia e o entendimento de políticas dentro das universidades.

Reunião na Reitoria da UESPI

O Vice-reitor, Dr. Jesus Abreu, destacou a importância da representatividade da Dandara, mulher nordestina e maranhense, ocupando um lugar de prestigio. Isso desmistifica a ideia de que a carreira diplomática é acessível apenas aos estudantes provenientes de instituições particulares e famílias privilegiadas.

“De origem do nosso Estado vizinho, identificamos na história dela um exemplo de esforço e conquista, estimulando nossa comunidade acadêmica e o jovem piauiense que procura  desenvolver esse lado de relações internacionais, esse que é essencial para o crescimento do Estado, do país, e da sociedade como um todo”.

Reunião na Reitoria da UESPI

O Coordenador de Relações Internacionais, Prof. Dr. Orlando Berti, destacou que já existe, a médio prazo, uma interlocução boa com Itamaraty. Um exemplo foi a recente bolsa que contemplou um aluno da UESPI para o Japão durante quase um ano, assim como outras envolvendo intercâmbios com as embaixadas e consulados.

“É importante para nós que essa área de internacionalização traga uma Diplomata a nossa Universidade. É mais um forma de incentivo para nosso alunato, para mais uma oportunidade de carreia. Essa que, por sua vez, é de extrema relevância em um mundo tão globalizado, onde existe a necessidade de interações políticas para questões locais, regionais e globais”, finaliza o professor