DINTER em Linguística USP/UESPI realiza mais uma defesa de tese de doutorado

Na próxima quarta-feira (07/02), a partir das 14h00, será realizada mais uma defesa de tese do Doutorado Interinstitucional em Linguística entre a Universidade Estadual do Piauí e a Universidade de São Paulo. A candidata ao título de doutor desta vez será Shenna Luíssa Motta Rocha, com a tese intitulada “Perdição e Salvação em Reyno de Babilônia: uma análise semiótica da figurativização e da persuasão”, sob orientação da Profa. Dra. Diana Luz Pessoa de Barros.

A doutoranda “Shenna Luíssa Motta Rocha” com sua orientadora “Profa. Dra. Diana Luz Pessoa de Barros”.

Em sua tese, a pesquisadora defende, sob a perspectiva da Semiótica discursiva, a tese de que o procedimento discursivo denominado figurativização é fundamental para veicular a ideologia católica na obra analisada. A escolha do gênero literário novela alegórica colabora para uma adequação da linguagem capaz de atingir públicos dos mais variados graus de instrução. Defende ainda, que a concretização de valores com a finalidade de tornar crível, palpável, sensível, os conceitos de perdição e de salvação, colabora para a persuasão e a consequente conversão do sujeito, no âmbito do enunciado, e a do enunciatário, no âmbito da enunciação.

“Realizar o doutorado interinstitucional em Semiótica e Linguística geral na maior universidade do Brasil, a USP, foi a oportunidade de ampliar e aprofundar meus conhecimentos sobre linguagem, língua e discurso. Ter contato próximo e conviver com nomes expressivos do universo linguístico, como minha orientadora, Profa. Dra. Diana Luz Pessoa de Barros, tem sido uma experiência extremamente rica para mim, como pessoa e profissional, ao mesmo tempo em que proporciona a abertura de canais de comunicação entre nossas instituições, USP e UESPI. Esse diálogo é fundamental para a consolidação das pesquisas no âmbito da Semiótica Discursiva aqui no Piauí, ampliando a difusão dessa teoria no Brasil”, comenta a pesquisadora.

A defesa ocorrerá na sala de professores (114) – Administração da FFLCH/USP.