DINTER em Linguística USP/UESPI realiza mais uma defesa de tese de doutorado

Na próxima segunda-feira (23/10), a partir das 14h00, será realizada mais uma defesa de tese do Doutorado Interinstitucional em Linguística entre a Universidade Estadual do Piauí e a Universidade de São Paulo. O candidato ao título de doutor desta vez será Raimundo Isídio de Sousa, com a tese intitulada “A prática da interação no Facebook e a construção de simulacros sobre o idoso: questões semióticas”.

O candidato ao título de doutor, Raimundo Isídio de Sousa, com a tese intitulada “A prática da interação no Facebook e a construção de simulacros sobre o idoso: questões semióticas”.

Em sua tese, o doutorando defende, sob a ótica da semiótica discursiva e da semiótica das práticas, a tese de que atores sociais, no desempenho do papel de internauta em dois grupos do Facebook, firmam-se como sujeitos que querem, podem e sabem construir práticas calcadas em preconceito contra o idoso, num reflexo e refração de crenças sociais e de ideais de presença altamente discriminatórios.

“O período do doutoramento serviu para conhecer a Universidade de São Paulo – USP, especialmente a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas – FFLCH, estreitar relações com professores, servidores e alunos assim como aperfeiçoar conhecimento sobre o universo da pesquisa em semiótica francesa. No tocante à pesquisa, procurei desvendar as práticas preconceituosas que são convocadas em grupos do Facebook para axiologizar o idoso internauta.  A internet, como corpo desencadeador da prática digital on-line, firma-se como um ponto de confluência das práticas interativas que tomam o idoso internauta como sujeito afetado pelo princípio modal concernente ao não saber fazer. Nesse sentido, o internauta que finge ser idoso projeta uma sanção negativa, especulando que o idoso internauta não sabe operar as tecnologias, que está apegado à religião e que está relacionado a doenças e a experiências do passado, entre outras formações estereotipadas contra o idoso”, comenta o pesquisador.

A defesa ocorrerá na sala 124 da Pós-Graduação da FFLCH/USP e será transmitida ao vivo através da sala no Google Meet: http://meet.google.com/ycg-hwvp-gqi. A coordenadora do DINTER USP/UESPI, Profa. Dra. Nize Paraguassu Martins, externa a sua gratidão à Universidade Estadual do Piauí a cada novo doutor formado neste programa interinstitucional.

“A cada defesa, o nosso sentimento de gratidão à administração da UESPI, pelo empenho e dedicação ao Programa”, comenta a docente.