DINTER em Linguística USP/UESPI realiza defesas de tese de doutorado

O Doutorado Interinstitucional em Linguística entre a Universidade Estadual do Piauí e a Universidade de São Paulo realiza a defesa de tese de duas candidatas ao título de doutoras. Na próxima segunda-feira (15/04), a doutoranda Leiliane de Vasconcelos Silva defende sua tese intitulada ” Ensino de gramática: uma proposta didática para o ensino de verbos tipo gostar da língua espanhola”, sob orientação da Profa. Dra. Ana Lúcia de Paula Müller (USP). Já na próxima quarta-feira (17/04) a doutoranda Lisiane Ribeiro Caminha Vilanova defende sua tese que tem como título “A construção de sintagmas nominais compostos por modificadores adjetivais na língua inglesa: estratégias de ensino”, com orientação da Profa. Dra. Ana Lúcia de Paula Muller (USP) e coorientação da Profa. Dra. Nize Paraguassu Martins (UESPI).

Defesa de Leiliane de Vasconcelos Silva

Em seu trabalho, a pesquisadora defende, sob a ótica da Teoria da Semântica Gramatical e da Semântica Lexical, uma proposta didática para o ensino de verbos tipo gostar da língua espanhola. O estudo de verbos tipo gostar da língua espanhola é instigante, pois trata de verbos que no português apresentam uma estrutura sintática transitiva e na língua espanhola se configura em uma estrutura intransitiva com objeto indireto. Traduzir conhecimentos linguísticos atuais para o ensino de gramática de uma língua é desafiador e necessário para o aprimoramento da formação de professores.

Leiliane de Vasconcelos Silva com sua orientadora, Profa. Dra. Ana Lúcia de Paula Müller

“Ter a oportunidade de estudar na USP com os melhores linguistas do país e desenvolver um trabalho de pesquisa com a Profa. Dra. Ana Müller sobre o ensino de gramática foi uma experiência enriquecedora para meus conhecimentos linguísticos. Espero aplicar tudo que aprendi no ensino, na pesquisa e na extensão e ampliar os estudos linguísticos do curso de Licenciatura Plena em Letras Espanhol da UESPI. Gostaria de ressaltar e agradecer pelo trabalho, esforço e dedicação das coordenadoras do DINTER, Profa. Dra. Nize Martins e Ana Müller que trabalharam para que esse doutorado se tornasse realidade”, comenta a doutoranda.

A defesa ocorre na data de 15 de abril de 2024, às 14h00, na Sala 114 da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP) e poderá ser acompanhada através de sala online através do link: https://meet.google.com/pjh-utqm-xuh.

Defesa de Lisiane Ribeiro Caminha Vilanova

Em sua tese, a doutoranda Lisiane Ribeiro defende, sob a ótica da teoria semântica dos adjetivos relativos e absolutos, o ensino da ordem dos modificadores adjetivais no sintagma nominal na língua inglesa. As questões que norteiam esta Tese consistem em quais as causas das dificuldades sentidas por alunos brasileiros universitários na construção de sintagmas nominais compostos por modificadores adjetivais em inglês e quais estratégias de ensino o professor pode desenvolver para sanar essas dificuldades. Identificar o tipo semântico do modificador adjetival e perceber que o modificador absoluto expressa um complemento essencial ao núcleo do sintagma nominal, enquanto o modificador relativo impõe condições suplementares que podem ser graduadas ou intensificadas, são estratégias que favorecem a compreensão da ordem aceita pelo sistema da língua inglesa: [modificador adjetival relativo [modificador adjetival absoluto [núcleo do sintagma nominal]]]. Os resultados alcançados representam um avanço para o ensino-aprendizagem de língua inglesa, pois oferece um material que proporciona uma prática mais reflexiva para o professor e, desenvolve, no aluno, a capacidade de construir sintagmas nominais, ordenando os modificadores adjetivais de forma mais consciente e intuitiva. Desse modo, os resultados demonstram que a orientação semântica possibilita uma melhor compreensão do funcionamento da língua e, consequentemente, o fortalecimento do desempenho linguístico.

A candidata ao título de doutora, Lisiane Ribeiro Caminha Vilanova

“O doutorado tem sido um processo enriquecedor no âmbito humano, acadêmico e profissional. No exercício da investigação científica, a pesquisa realizada no doutorado possibilitou aprimorar o conhecimento acadêmico, realizando novas descobertas no campo da linguística. No exercício da profissão como professora de língua inglesa, a pesquisa permitiu integrar as teorias semânticas ao ensino de língua inglesa no que concerne à construção de sintagmas nominais compostos por modificadores adjetivais. Essa integração proporciona a aprendizagem da ordem dos modificadores adjetivais por meio do raciocínio lógico e intuitivo e não por mera memorização de tabelas contendo sequências de categorias de modificadores”, relata a pesquisadora.

A defesa ocorre na data de 17 de abril de 2024, às 14h00, na Universidade de São Paulo – USP. Sala de Concursos, N°122, em sala online através do link: https://meet.google.com/fpz-uzzw-usa.