UESPI

Brasao_da_UESPI.512x512-SEMFUNDO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ

Governo-do-Piauí-2023_300X129

DINTER em Linguística USP/UESPI divulga defesa de tese de doutorado

Nesta quinta-feira (03/05), a partir das 14h00, o Doutorado Interinstitucional em Linguística entre a Universidade Estadual do Piauí e a Universidade de São Paulo realiza mais uma defesa de tese de doutorado. A candidata ao título de doutor desta vez é Brígida Mônica Alves da Silva, com a tese intitulada “Prolegômenos para o sincretismo na poesia visual”, sob orientação do Prof. Dr. Antônio Vicente Seraphim Pietroforte.

A doutoranda Brígida Mônica Alves da Silva defende sua tese no dia 03 de maio em sala online.

Em seu trabalho a pesquisadora defende, sob a ótica da semiótica visual da Escola de Paris, que o poema visual consiste num objeto semiótico sincrético que se instrumentaliza com elementos das artes visuais para produzir poesia. Os desenvolvimentos que a poesia visual apresentou na Antiguidade e no Barroco, retomados pelas poéticas experimentais, a partir de práticas artísticas das vanguardas e neovanguardas pós-Segunda Guerra Mundial, bem como as ingerências individuais de poetas visuais, contribuíram para edificar historicamente a poesia visual como uma manifestação artística fronteiriça, situada entre literatura e artes visuais. Nesse contexto, a semiótica visual presta-se ao estudo do sincretismo enquanto processo de significação inscrito na constituição de poemas visuais.

“O DINTER em Linguística foi a maior oportunidade profissional que já vivenciei. Estudar numa universidade como a USP, que opera na vanguarda intelectual e, por isso, é considerada a melhor do Brasil e uma das melhores do mundo, foi um divisor de águas na minha vida acadêmica e carreira docente”, pontua a doutoranda.

A defesa ocorre em sala online, a partir de 14h, através do link https://meet.google.com/oca-xpbt-uij.